Cidade
Em Votuporanga, novo diretor de Saúde revela plano de regionalização para desafogar hospitais
Guilherme Pinto Camargo, responsável pela DRS XV, participou de um encontro com prefeitos, vices e secretários de saúde da região
publicado em 06/04/2023
Guilherme Pinto Camargo, novo diretor da DRS XV, participou de um encontro com prefeitos, vices e secretários de saúde da região (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga recebeu na tarde de quarta-feira (5), no auditório da Cidade Universitária, o novo Diretor Técnico de Saúde do DRS XV (Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto), Guilherme Pinto Camargo. Ele esteve na cidade para um encontro com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de 17 cidades da região para debater novas políticas de atenção à saúde.
O prefeito Jorge Seba (PSDB) recepcionou o novo diretor acompanhado da secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, e do presidente da Câmara Municipal, Daniel David (MDB).
“É uma alegria muito grande recebê-lo em nossa cidade, estando aqui nesta ocasião para estreitar laços e ouvir as nossas necessidades. Desejo muito sucesso ao Guilherme e a sua equipe na direção do DRS. Ele pode contar sempre com o apoio da nossa pasta. Nosso colegiado é muito unido, temos vontade de fazer o melhor, e com certeza faremos um bom trabalho juntos”, comentou Ivonete Félix.
Além deles participaram representantes de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Valentim Gentil.
“Votuporanga é uma cidade exemplo, não apenas para nossa região, mas para todo Estado. A cidade renasceu nos últimos 30 anos e virou uma potência estadual, e tem como um dos pilares, a Saúde, que se tornou uma referência para todo o Estado de São Saulo”, explicou o novo diretor regional de saúde.
Durante a reunião, Guilherme destacou que, em breve, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) devem anunciar um grande plano de regionalização da saúde. A iniciativa busca desafogar os hospitais da região para melhorar e agilizar o atendimento à população.
“Vamos trabalhar para tirar esses pacientes de pequena e média complexidade dos hospitais de alta complexidade de nossa região. Aqui na Santa Casa, por exemplo, acredito que cerca de 30% dos pacientes sejam de baixa complexidade, ou seja, que poderiam ser atendidos nos hospitais de pequeno porte, como Nhandeara, Macaubal, Riolândia, Cardoso e General Salgado. São bons hospitais que vão conseguir nos ajudar a na regionalização e desafogar, por exemplo, a Santa Casa de Votuporanga que poderia focar mais na média e alta complexidade, agilizando os atendimentos”, destacou.
O novo diretor
Guilherme Pinto Camargo é natural de Mirassol. Médico, se formou na cidade vizinha de Fernandópolis, sendo especialista em Gestão de Clínicas e Hospitais e com residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Possui uma vasta experiência profissional, entre elas a atuação como médico do Programa Saúde da Família, em Jaci, e plantonista em hospitais da nossa região. Diretor do Centro de Imagem do Hospital e Maternidade Mãe do Divino Amor, em Mirassol, e Diretor Técnico Médico Geral da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede em Jaci – SP.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/em-votuporanga-novo-diretor-de-saude-revela-plano-de-regionalizacao-para-desafogar-hospitais-n75430