Cidade
Prefeitura de Votuporanga inicia processo para interligação do São Cosme com o Jardim Universitário
Obra, além da mobilidade urbana, pretende gerar ainda mais segurança hídrica ao município por meio do córrego Marinheirinho
publicado em 25/04/2023
A avenida Deoclecio Lasso, no bairro São Cosme, será prolongada e interligada ao Jardim Universitário por meio de barramento (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga iniciou um processo que promete resolver três problemas de uma vez só: garantir a mobilidade urbana entre os bairros São Cosme e Jardim Universitário, gerar ainda mais segurança hídrica ao município por meio da criação de uma nova “mini-represa” e conter o assoreamento da Represa Municipal. Ontem foi publicada a contratação de uma empresa que será a responsável pelo projeto de licenciamento ambiental da obra junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Segundo a secretária de Planejamento e Habitação de Votuporanga, Tássia Gélio Coleta Nossa, além da funcionalidade do projeto, a obra irá dar uma nova cara para a região, que irá ganhar uma avenida mais moderna, com pistas de caminhada e ciclovia.
“Nós vamos aproveitar essa interligação e fazer um represamento do córrego para termos de onde tirar água quando tivermos alguma emergência, como aconteceu no ano passado com a Represa da Saev. Será feito esse represamento, onde a água do córrego só irá passar para represa por meio de um extravasor, quando barragem estiver cheia e com isso contemos também o assoreamento da represa, já que a terra não passa por esse extravasor, ou seja, resolvemos três problemas de uma vez só”, explicou a secretária.
O licenciamento é um dos passos iniciais e mais importantes da iniciativa que, segundo a secretária, foi determinado como uma das prioridades do prefeito Jorge Seba (PSDB). “Pelos nossos planos a ideia é de que em cerca de 120 dias possamos licitar essa obra. Como vamos fazer o represamento precisamos primeiro desse licenciamento, que está em andamento agora para depois seguirmos com o projeto, licitação e obra”, concluiu.
O projeto, que irá prolongar a avenida Deoclecio Lasso até o Universitário fez parte dos planos de governo de diversos candidatos e prefeitos de Votuporanga, desde 2012, mas só agora começa a sair oficialmente do papel.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/prefeitura-de-votuporanga-inicia-processo-para-interligacao-do-sao-cosme-com-o-jardim-universitario-n75556