Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/professores-de-votuporanga-aderem-a-greve-nacional-contra-o-novo-ensino-medio-n75587 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Professores de Votuporanga aderem à greve nacional contra o novo Ensino Médio
Educadores das escolas estaduais de Votuporanga seguiram a onda nacional de reivindicações e paralisaram as suas atividades
Educadores das escolas estaduais de Votuporanga seguiram a onda nacional de reivindicações e paralisaram as suas atividades durante o dia de ontem. O movimento faz parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que tem como principal bandeira a revogação do Novo Ensino Médio.
De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), ao menos, 23 professores aderiram às paralizações na cidade, sendo 21 deles da escola Cícero Barbosa Lima Júnior, mais dois professores que atuam na escola Enny Tereza Longo Fracaro.
“Nós professores, comunicamos aos alunos que não estaríamos na escola durante o dia de hoje (ontem)”, disse João Carlos Ribeiro, que é conselheiro da Apeoesp.
Este é o segundo ano de vigência do novo formato de ensino que traz mudanças na grade curricular e oferta disciplinas optativas, ainda tem sido questionado por alunos. Além disso, em Votuporanga, apenas duas escolas não seguem o sistema PEI (Programa de Ensino Integral), que é dividido em turnos das 7h às 14h para alunos do fundamental II e 14h30 às 21h30 para do ensino médio.
“O novo ensino médio não funciona, não ajuda a parcela menos favorecida da população. Nesta idade acaba complicando, as mães dos alunos reclamam que os filhos não conseguem se estabelecer em empregos de jovens aprendiz nessa idade para ajudar na renda da casa”, completou João.
Outro lado
Em nota, a pedido do A Cidade, a Secretaria Estadual de Educação, por meio de sua assessoria, informou que todas as 29 escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Votuporanga seguiram com atendimento regular de todos os 12.320 estudantes.
“Ausências pontuais foram supridas com os professores temporários. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está aberta ao diálogo com todos os sindicatos e lideranças, sempre com o objetivo de aprimorar a educação paulista, inclusive já realizou desde o início do ano quatro reuniões com integrantes da Apeoesp, sendo duas com a presidente da entidade”, afirma o posicionamento da pasta em nota.
Novo Ensino Médio
A reforma do ensino médio foi implementada em 2016 por meio de uma medida provisória durante o governo de Michel Temer e posteriormente convertida em lei federal pelo Congresso no ano seguinte. Essa mudança ampliou a carga horária total de estudos de 2.400 para 3.000 horas e acrescentou conteúdos opcionais, que agora correspondem a 40% do currículo.
Os outros 60% seguem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é obrigatória para todos os estudantes. Ela base estabelece apenas três disciplinas obrigatórias, sem fixar uma carga horária mínima: português, matemática e língua estrangeira. As outras matérias foram agrupadas em quatro áreas do conhecimento: matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e linguagens.
A ideia, segundo consta, é permitir que os alunos escolham as áreas nas quais desejam se aprofundar, tendo a opção de seguir um ensino técnico profissionalizante para completar a nova carga horária.
A oposição, neste caso, alega a revogação sob o argumento de que ele precariza o ensino público, aprofunda desigualdades e deixa jovens em situação de desvantagem.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/professores-de-votuporanga-aderem-a-greve-nacional-contra-o-novo-ensino-medio-n75587
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco