Unidade de saúde eterniza o nome da saudosa professora Marlene Apparecida Flaitt Pignatari, mãe do deputado estadual Carlão Pignatari
Autoridades e familiares da homenageada participaram da inauguração da Policlínica “Marlene Apparecida Flaitt Pignatari” (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurada oficialmente na segunda-feira (8), em uma cerimônia que congregou as maiores autoridades políticas e empresariais de Votuporanga, a nova Policlínica “Marlene Apparecida Flaitt Pignatari” inicia os atendimentos à população já na manhã de hoje. A obra contou com um investimento de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão de recursos do Ministério da Saúde, por meio do então deputado federal Rodrigo Garcia, e está localizada na rua Antônio Murasse, na Vila Residencial Parque Saúde, ao lado da Farmácia de Alto Custo.
A nova unidade de saúde prestará atendimento ambulatorial em diversas especialidades, incluindo ginecologia, obstetrícia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e pequenos procedimentos cirúrgicos. A Policlínica também atenderá aos programas Melhor em Casa e Saúde da Mulher, com referência para implantação de DIU, exame de colposcopia e assistência a pacientes ostomizados.
A cerimônia de inauguração foi comandada pelo prefeito Jorge Seba (PSDB) e seu vice, Cabo Valter (MDB), e contou com a participação da primeira-dama, Rose Seba, da secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, e demais secretários municipais, além de vereadores, que na ocasião foram representados pelo presidente da Câmara Municipal, Daniel David (MDB). Já a família da homenageada foi representada pelo deputado Carlão e seus irmãos, filhos e netos, que não esconderam a emoção durante o evento.
“A felicidade é dupla porque aqui serão tratadas mulheres e crianças, e também porque a Policlínica tem o nome da minha mãe, dona Marlene. Fico muito emocionado e feliz de ver o quanto minha mãe era querida. Sou suspeito para falar, mas ela dedicou boa parte de sua vida para o setor educacional e ao voluntariado na creche Irmã Elvira, então hoje é um dia que toda a nossa família está muito feliz e não tenho nenhuma dúvida que ela também está”, disse Carlão Pignatari.
O setor empresarial também se fez presente com Valmir Dornelas (Ville Hotel Gramadão) e o ex-prefeito Juninho Marão (Marão Seguros), assim como houve a participação também da Santa Casa de Votuporanga, por meio do provedor Amaro Rodero, e da Unifev pelo diretor-presidente, Douglas Gianoti. Ao tomar a palavra, o prefeito Jorge Seba falou sobre a importância do investimento para o setor de saúde do município e enalteceu a figura da homenageada, que teve grande papel na sociedade votuporanguense.
“A semana começou com muita emoção. Lembramos bastante da dona Marlene, uma pessoa de muita fibra e caráter que ensinou muito para todos nós, mas além disso, esse espaço é um orgulho para todos os votuporanguenses que, se precisarem, irão encontrar aqui o melhor da saúde. Reunimos aqui a Saúde da Mulher, o programa Melhor em Casa e várias especialidades para oferecer o melhor atendimento possível para a nossa população”, completou Seba.
Atendimento
O atendimento no local será feito por encaminhamento por meio dos Consultórios Municipais de Votuporanga.
“A Policlínica abriga hoje todas as nossas especialidades, então nós teremos aqui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, urologia, ortopedia, o Melhor em Casa e também a Clínica da Mulher. Todos esses serviços foram concentrados aqui e serão referenciados pela atenção primária e aqui ainda teremos a possibilidade de desenvolver alguns projetos que já estamos articulando, como, por exemplo, a Clínica da Dor, para os pacientes que são crônicos”, concluiu Ivonete.
O local conta com consultórios médicos, salas de pequenos procedimentos cirúrgicos, enfermaria, de acolhimento, de coleta, de curativos, observação, estocagem e dispensação de medicamentos, de espera e recepção, sanitários, de esterilização e materiais, administração e gerência, copa, almoxarifado, depósito de resíduos e de arquivos.
A homenageada
O mais novo serviço de saúde de Votuporanga leva o nome da senhora Marlene Apparecida Flaitt Pignatari, que faleceu no dia 25 de dezembro de 2017. Na inauguração, os filhos e netos descerraram uma placa com uma foto da matriarca.
Dona Marlene mudou-se para Votuporanga em 1943. Em 13 de julho de 1958, casou-se com o empresário e produtor rural Miguel Raul Pignatari. Juntos, formaram uma família com cinco filhos: Carlos Eduardo Pignatari (Carlão), Sandra Maria Pignatari, Marlene Cristina Pignatari Meneghel Cechinni, Miguel Raul Pignatari Junior e André Luiz Pignatari, além de 11 netos e, hoje, dois bisnetos.
Foi professora do ensino fundamental em Votuporanga por mais de 25 anos. Depois de aposentada, dedicou-se integralmente aos projetos desenvolvidos pelo Centro Espírita Emanuel e pela Associação Beneficente Irmã Elvira, onde os bordados que ela fazia eram vendidos nos bazares para arrecadar recursos.