Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/05/votuporanga-tem-alto-indice-de-cancer-de-mama-e-mais-de-800-mulheres-na-fila-para-exame-n75772 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga tem alto índice de câncer de mama e mais de 800 mulheres na fila para exame
Os dados foram apresentados pela vereadora Sueli Friósi, que falou sobre a vinda da carreta do Hospital do Amor para o município
A prevenção é o melhor remédio. Foi o que alertou a vereadora Sueli Friósi (Avante) na sessão de segunda-feira (15) da Câmara de Votuporanga, onde o assunto levantado por ela foi o câncer de mama. Conforme a parlamentar, que já enfrentou a doença, o número de mulheres com essa enfermidade é grande no município, e cerca de 800 delas esperam na fila para fazer mamografia.
Em seu discurso, a legisladora destacou que falaria não como vereadora, mas como cidadã, mulher, enfermeira e “como vítima de uma doença chamada câncer”. “A notícia é triste: Votuporanga hoje está com um alto índice de mulheres acometidas com o câncer de mama, e com baixo índice de realização de mamografias, que é o exame de prevenção”, comentou.
Com esses dados em mãos, Sueli solicitou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde para que entrassem em contato com o Hospital de Amor para a vinda da carreta até o município. “Estamos com uma fila de espera de 800 mulheres para fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, revelou.
Para que a vinda da carreta seja aproveitada da melhor forma, a vereadora entende que é necessária uma força-tarefa. Na tribuna, ela pediu a participação de toda a comunidade para alertar as mulheres a irem fazer o exame. “Precisamos da Secretaria da Saúde para chamar as mulheres, da Secretaria da Educação para os professores falarem para os alunos, e eles chegarem em casa e falarem ‘mamãe, vai fazer o exame’. Porque se for prevenido, o câncer tem cura, mas se pegar um estágio adiantado, não há como coibir essa doença”, ressaltou.
Para reforçar a importância da prevenção, a equipe médica do Hospital do Amor realizará uma palestra no dia 1º de junho, às 17h30, na Câmara de Votuporanga. O evento contará ainda com depoimentos de mulheres de Votuporanga que fizeram exame em 2021, quando a carreta esteve na cidade, que atualmente estão em tratamento e a doença está controlada.
Uma intenção relevada pela parlamentar é de levar a carreta até mulheres que têm dificuldade com a disponibilidade de tempo. “Muitas mulheres dizem que não podem faltar do trabalho ou que não têm com quem deixar o filho. Então, qualquer situação que a impeça de fazer o exame, nós vamos levar a carreta até elas”, garantiu.
As grandes empresas do município serão contactadas para que recebam a carreta do Hospital de Amor. “Assim a mulher que está lá trabalhando não perderá o dia de trabalho”, observou. Um dado importante é que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 85% das mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos devem fazer o exame. “Nós estamos com menos de 20%, então é um percentual muito baixo para uma cidade que tem a saúde que nós temos”, lamentou.
A carreta do Hospital do Amor deve estar na cidade no segundo semestre, ainda sem data exata definida.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/05/votuporanga-tem-alto-indice-de-cancer-de-mama-e-mais-de-800-mulheres-na-fila-para-exame-n75772
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco