Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/busca-por-cuidados-com-saude-mental-cresce-em-votuporanga-apos-a-pandemia-da-covid-n76121 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Busca por cuidados com saúde mental cresce em Votuporanga após a pandemia da Covid
O coordenador do Programa de Saúde Mental, Reinaldo Antônio de Carvalho, destaca a importância de cuidar da mente
O setor de saúde mental de Votuporanga é bem estruturado para atender a população (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
A pandemia do coronavírus fez aumentar significantemente a procura por atendimento psicológico e psiquiátrico em diversas cidades do mundo. Em Votuporanga, não foi diferente, como explicou ao A Cidade o coordenador do Programa de Saúde Mental, Reinaldo Antônio de Carvalho, que destacou a importância de cuidar da mente.
Na cidade há um aumento de até 30% das buscas por atendimento nos últimos cinco anos, em especial nestes anos pós-pandemia, considerando principalmente aumento nos casos relacionados a ansiedade e humor (depressão).
A pandemia foi o fator agravante para o aumento dos casos, com todo o comprometimento que a doença trouxe. “Houve aumento nas preocupações com questões como emprego, sociabilização, isolamento, adolescente na escola, o luto e o medo da morte”, explicou Reinaldo.
As pessoas interessadas em buscar algum tipo de tratamento podem procurar os Consultórios Municipais, já que todos oferecem serviço em saúde mental. O primeiro passo é buscar ajuda na unidade de saúde mais próxima da residência. Dependendo da gravidade do caso, o paciente é encaminhado para a rede de atenção à saúde mental, CAPS, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental.
O coordenador lembra que o setor de saúde mental de Votuporanga é bem estruturado para atender a população. Hoje, na saúde pública da cidade, a única unidade de atendimento que faltava para a rede é o Caps Infantil, que será inaugurado nos próximos meses. Após a inauguração, o município estará totalmente estruturado conforme as políticas públicas do SUS (Sistema Único de Saúde).
Importante Reinaldo destaca que cuidar da saúde mental é importante para prevenir os transtornos graves, como ansiedade, depressão, entre outros. “Para ter uma boa saúde mental, é necessário investir em qualidade de vida, saúde, cultura, lazer, esporte e espiritualidade”, acrescentou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/busca-por-cuidados-com-saude-mental-cresce-em-votuporanga-apos-a-pandemia-da-covid-n76121
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco