Os números da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo foram solicitados pelo jornal A Cidade
O leite entregue aos beneficiários é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D (Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Presente em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, o programa Vivaleite beneficia mais de 700 crianças em Votuporanga. Os números da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social foram solicitados pelo jornal A Cidade.
Com mais de 300 mil beneficiários atualmente, a iniciativa tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo.
O leite entregue aos beneficiários é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D e, durante a pandemia da Covid-19, o projeto foi ampliado e reforçou a alimentação de pessoas acima dos 60 anos. “O município de Votuporanga atende atualmente 721 crianças, sendo beneficiada uma criança por família”, explicou a Secretaria.
Para receber o benefício, a família deve procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa e atualizar o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). “Para participar do Projeto Vivaleite, a criança deve ter idade a partir de 6 meses a 6 anos, e a família precisa ter uma renda per capita de 1/2 salário mínimo, com prioridade para 1/4 de renda per capita”, esclareceu a pasta.
A Secretaria destaca que o programa tem por finalidade garantir a suplementação alimentar infantil com a distribuição de leite fluido pasteurizado e integral. A criança beneficiada recebe em uma semana de 3 a 4 litros de leite, totalizando 15 litros de leite por mês.