Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/vacinacao-contra-a-gripe-nao-atinge-nem-45-do-publico-e-campanha-e-prorrogada-em-votuporanga-n75930 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Vacinação contra a gripe não atinge nem 45% do público e campanha é prorrogada em Votuporanga
Assim como aconteceu no Estado, município decidiu estender a campanha de imunização contra influenza diante da baixa adesão
Com baixa adesão em Votuporanga, vacinação contra a gripe segue aberta até o próximo dia 30 de junho para toda a população (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga anunciou ontem que, assim como o Estado, irá prorrogar a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) no município. A decisão se dá em razão da baixa adesão da população à imunização, que não atingiu até agora nem 45% do público-alvo.
De acordo com um levantamento feito pelo A Cidade junto à Pasta, apenas 18.835 doses da vacina foram aplicadas em Votuporanga até o momento. Isso corresponde a apenas 42,34% dos moradores que deveriam se vacinar.
O baixo número contrasta com os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde que apontaram para uma cobertura vacinal de apenas 32,9% no Estado, com 6,1 milhões de doses aplicadas. A meta é de 90%.
A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza.
A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves. Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.
Diante desse cenário, a campanha de vacinação foi prorrogada para mais 30 dias, com fim previsto para o dia 30 de junho. Além dos chamados grupos prioritários, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Isso porque, uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas.
As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/vacinacao-contra-a-gripe-nao-atinge-nem-45-do-publico-e-campanha-e-prorrogada-em-votuporanga-n75930
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco