Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/votuporanga-registra-mais-de-200-casos-de-dengue-por-mes-n76119 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga registra mais de 200 casos de dengue por mês
Os números fazem parte de um levantamento feito pelo A Cidade junto à secretaria municipal da Saúde
Votuporanga registrou uma média de 200 novos casos de dengue por mês, entre abril e junho deste ano, e superou a marca de 700 pessoas infectadas pela doença até o momento. Os números fazem parte de um levantamento feito pelo A Cidade junto à secretaria municipal da Saúde.
De acordo com os dados, até o momento 716 votuporanguenses já foram diagnosticados com dengue neste ano e outros 103 aguardam o resultado de exames já coletados nas unidades de saúde do município. Outros 2.105 moradores de Votuporanga estavam com suspeita da doença, mas os exames deram negativo.
Apesar do aumento nos casos em relação aos outros meses do ano, os números na cidade ainda são considerados baixos levando em consideração o alerta da secretaria Estadual de Saúde para o risco de uma nova epidemia de dengue e com sintomas ainda mais graves. As ações de prevenção, no entanto, iniciadas ainda no ano passado, evitaram que a previsão se confirmasse.
Neste momento, segundo a secretaria da Saúde, seguem em andamento as ações rotineiras de controle e prevenção, com visitação casa a casa e bloqueio por meio do controle do Aedes aegypti na residência do suspeito e próximo aos casos suspeitos e pulverização em casos confirmados.
Sintomas Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite Chikungunya e Zika e todos os sintomas são semelhantes. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais clássicos são: febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.
Prevenção Como todos sabem, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do mosquito. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/06/votuporanga-registra-mais-de-200-casos-de-dengue-por-mes-n76119
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco