Cidade
Acidentes com escorpião levam mais de 120 pessoas para a Santa Casa de Votuporanga
Pronto Socorro atende, em média, 20 pessoas picadas por mês, um aumento de 80% em comparação com o primeiro semestre de 2022
publicado em 13/07/2023
Mais de 120 pessoas precisaram ser levadas para o Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga após serem picadas por escorpião (Foto: USP)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Mais de 120 pessoas precisaram procurar o Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga após serem picadas por escorpião só no primeiro semestre deste ano. Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo A Cidade junto ao hospital votuporanguense, e revelam um aumento de mais de 80% no número de acidentes com o animal peçonhento em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o relatório de atendimentos da Santa Casa, em média, 20 pessoas dão entrada no Pronto Socorro, por mês, vítimas de acidentes com escorpião. Só entre ontem e anteontem, conforme apurado pela reportagem, três crianças foram levadas para o hospital após serem picadas e a preocupação é de que este número aumente em meio às férias escolares.
Isso porque, conforme os relatórios, mais de 63% dos acidentes (77 no total) aconteceram dentro de casa e diferente do que muitos imaginam, a maioria foi no perímetro urbano e apenas dois em propriedades rurais. No ano passado, os primeiros seis meses, foram realizados apenas 67 atendimentos a vítimas de acidente com escorpião na Santa Casa, uma média de 11 casos por mês. Em todo o ano, porém, 230 pessoas foram socorridas após serem picadas.
Esses dados, contudo, são referentes apenas à quantidade de pessoas que precisaram de atendimento médico especializado. Muitos, porém, sequer procuram o hospital ou são atendidos em unidades de menor complexidade, como é o caso da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou Mini Hospital do Pozzobon.
Conforme dados da Vigilância Ambiental de Votuporanga, neste ano, foram registrados 292 acidentes com escorpiões no município. Não houve registro de mortes em decorrência dessas picadas.
Prevenção
Procurada pelo A Cidade, a Prefeitura de Votuporanga afirmou que a Vigilância Ambiental realiza busca ativa em áreas de reserva ambiental, áreas mapeadas com maior aparecimento de escorpiões para realização de captura das espécies, além de busca ativa noturna com luz negra. Também são realizadas orientações nos imóveis sobre as formas de prevenção quanto a entrada de escorpiões no imóvel, alojamento e proliferação do escorpião no local e também sobre ocorrência de acidentes.
Para evitar o surgimento de escorpiões, a Pasta orienta manter os quintais e imóveis limpos, livre de materiais e objetos inservíveis, como materiais de construção, tijolos, telhas, madeiras, aglomerados. Caso precisem deixar esses materiais no quintal precisam estar elevados ou afastados de paredes e muros.
É importante também sempre tampar as frestas das portas, manter os ralos fechados, principalmente ralos de banheiros, pias, tanques, colocar telas nos ralos externos no quintal, olhar sempre as roupas e sapatos antes de vestir e calçar, afastar camas e sofás das paredes, evitar que edredons, cobertores e lençóis alcancem o chão, chacoalhar toalhas de banho antes de usar, evitar andar descalço e inspecionar sempre as caixas de brinquedos das crianças.
Quando notar que o local está com aparecimento recorrente de escorpiões o morador deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental (por meio dos telefones 3406 3181 e 3406 3175) solicitado uma verificação no local. Se os profissionais identificarem necessidade de busca ativa noturna será programado um dia no período da noite com utilização da luz negra, que faz com que o escorpião fique florescente na luz apagada e a equipe faz a captura e eliminação dos escorpiões encontrados, além de orientações aos moradores.
Em caso de picada a orientação é procurar uma unidade de Pronto Atendimento, UPA ou Hospital do Pozzobon, e relatar a picada para o médico. O grupo de risco para picadas de escorpião são crianças de até 10 anos, principalmente nessa faixa etária é preciso buscar socorro o mais rápido possível.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/acidentes-com-escorpiao-levam-mais-de-120-pessoas-para-a-santa-casa-de-votuporanga-n76346