Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/bispo-relembra-os-desafios-frente-a-diocese-de-votuporanga-nestes-sete-anos-n76436 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Bispo relembra os desafios frente à Diocese de Votuporanga nestes sete anos
Dom Moacir Aparecido de Freitas também comemorou sete anos de eleição episcopal, esteve na Cidade FM para relembrar os desafios enfrentados
Como noticiado pelo A Cidade, a Diocese de Votuporanga celebrou ontem sete anos de sua criação. Uma missa foi realizada na Catedral de Nossa Senhora Aparecida em homenagem à data, mas antes o bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas, que também comemorou sete anos de eleição episcopal, esteve na Cidade FM para relembrar os desafios enfrentados por ele até aqui.
Dom Moacir nasceu em Ibirá, mas cresceu em Urupês. Ainda jovem se mudou para José Bonifácio, onde iniciou a vida de seminário. Lá ele fez o ginásio, o colegial e também filosofia e teologia. Em 1983 se mudou para a Diocese de São Carlos, onde completou os estudos teológicos e foi ordenado padre.
Dom Moacir começou sua vida sacerdotal como vigário auxiliar em Jaú e posteriormente assumiu como pároco de Américo Brasiliense e posteriormente se mudou para Ibitinga, em 1993, onde permaneceu até 2016, quando foi ordenado bispo da Diocese de Votuporanga.
“Fazendo uma releitura da minha história [religiosa] percebo uma grande contribuição da minha mãe, Nair, pois foi ela que teve todo esse zelo de levar os filhos para a igreja. A mudança de padre para bispo foi um giro de 360 graus na minha vida, pois em um dia eu estava a 110km da minha diocese, que era São Carlos, e no outro tive que entender todo esse mundo de cúria, de governo da Diocese e tive que começar do zero. Ainda bem que providencialmente Deus foi colocando as pessoas certas ao nosso lado para nos ajudar”, contou o bispo.
Questionado sobre os desafios de gerir toda uma Diocese envolvendo 25 cidades e 33 paróquias sob seu comando, e consequentemente dezenas de milhares de fiéis, o bispo disse que foram inúmeros, mas que sentiu Deus o capacitando para essa missão.
“Quando eu recebi essa notícia eu estava recebendo a notícia de que receberia o bispo de São Carlos e ao mesmo tempo não iria ficar em São Carlos, pois o Papa havia me escolhido para ser o primeiro bispo de Votuporanga. Foi um misto de alegria e preocupação, mas Deus estava à frente de tudo”, completou.
Até então dom Moacir conhecia Votuporanga apenas como turista. Ele já tinha visitado a cidade em razão de uma família amiga e do padre Carlos. Ao chegar aqui, porém, ele disse ter sido muito bem recebido e hoje se sente em casa.
“Nesse dia tão especial da nossa Diocese, do sétimo aniversário de criação, e quero agradecer a todos aqueles colaboradores e colaboradoras que trabalham conosco, que são as portas de acolhimento aos fiéis em cada paróquia, sem esse apoio não avançamos nessa igreja sinodal que o Papa está nos pedindo”, concluiu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/bispo-relembra-os-desafios-frente-a-diocese-de-votuporanga-nestes-sete-anos-n76436
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco