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Cidade
Demora no atendimento rende mais de R$ 70 mil em multas para bancos de Votuporanga em 2023
Só neste ano já foram aplicados mais de R$ 70 mil em multas para instituições financeiras que deixam seus clientes esperando mais do que 20 minutos em dias “comuns” e 30 minutos em datas de pico
O Itaú, no entanto, não é o único banco de Votuporanga com problemas no atendimento. Só neste ano já foram aplicados mais de R$ 70 mil em multas para instituições financeiras que deixam seus clientes esperando mais do que 20 minutos em dias “comuns” e 30 minutos em datas de pico, como o quinto dia útil por exemplo.
A lei que trata da penalização por espera excessiva nos bancos é de autoria do vereador Daniel David (MDB). Na verdade, a legislação sobre o assunto é antiga, mas o atual presidente da Câmara a deixou mais rigorosa em 2021 ao aumentar em mais de 600% a multa que era de 1 mil UFMs (Unidades Fiscais do Município) e saltou para 7.455 UFMs, ou o equivalente a R$ 35,5 mil, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, que é a responsável pela fiscalização da lei municipal que trata desse tema, duas agências bancárias da cidade foram multadas neste ano e uma delas, inclusive, foi a do Itaú. Isso quer dizer que, caso a fiscalização flagrasse a situação de anteontem, o banco seria reincidente e poderia ser multado em mais de R$ 70 mil.
Contudo, ainda conforme a secretaria, não houve o registro formal de reclamações junto ao setor de fiscalização da Prefeitura nos últimos dias. As denúncias podem ser registradas junto à Ouvidoria Municipal, 0800-770-3590, ou à Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, 3405-9700 – ramal 9744, em dias úteis e horário de expediente.
As senhas autenticadas também podem ser entregues diretamente na Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, sem necessidade de identificação do cidadão. O órgão fica no Paço Municipal, localizado na Rua Pará, 3227.
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Nos últimos cinco anos já foram aplicadas 26 multas em Votuporanga por atraso no atendimento aos clientes nas agências bancárias. A maior parte das penalidades foi aplicada em 2022, quando 12 instituições foram autuadas, cada uma delas em mais de R$ 35 mil. Em 2021 foram aplicadas duas multas, 2020 foram sete, em 2019 quatro e em 2018 uma multa foi aplicada.
O recurso arrecadado com as multas foi para o caixa geral da Prefeitura e pode ser utilizado em qualquer área da administração.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
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