Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/febre-maculosa-orgao-do-estado-vistoria-o-parque-da-cultura-em-busca-de-carrapatos-n76269 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Febre maculosa: órgão do Estado vistoria o Parque da Cultura em busca de carrapatos
Habitado por muitas capivaras, cartão postal da cidade levantou preocupações em relação à doença que já matou seis pessoas em SP
Em ação preventiva, a Prefeitura solicitou a presença de técnicos do governo do Estado para ver se há infestação de carrapatos na cidade (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Votuporanga recebeu profissionais do Instituto Pasteur, órgão especializado do Governo do Estado, para a realização de uma pesquisa acarológica no município. A iniciativa busca fazer um levantamento de áreas que possam contar com infestação de carrapatos-estrela e também para análise e verificação se há circulação da bactéria que pode transmitir a febre maculosa.
O principal ponto de vistoria foi o Parque da Cultura, que, por ser habitado por muitas capivaras, levantou preocupações em relação à doença que já matou seis pessoas em São Paulo. Houve, inclusive, um pedido da Câmara (de iniciativa do vereador Jura), para a retirada dos animais do local como forma de prevenção.
“No Parque da Cultura não foram encontrados carrapatos para análise, o que nos deixa mais seguros, pois entendemos que a manutenção e limpeza do local tem contribuído para isso. Nesse momento é importante reforçar que o Parque da Cultura é um local de lazer e não devemos andar com cães fora das guias e coleiras, também temos que ter o cuidado de não pular os gradis para não ter acesso direto com os animais e outras medidas estão sendo adotadas, que é manter a grama aparada e manutenção constante”, disse Paula Daiane Rosa Binheli de Lima, chefe de Setor Ambiental da Prefeitura de Votuporanga.
Outro local visitado foi a represa da Avenida Paschoalino Pedrazoli. Lá, segundo a Prefeitura, foram encontradas amostras de carrapatos que foram enviadas para análise. “Precisamos frisar que isso não significa que eles estão infectados ou que essa área tenha uma circulação da doença. Essas amostras serão analisadas e nos próximos dias receberemos o resultado”, completou Paula.
Na ocasião, foi realizado também um treinamento com profissionais da CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças), antiga Sucen, com o intuito de preparar a equipe municipal para que realizem a pesquisa em outras áreas levantadas pela Vigilância.
“Assim que surgiram os primeiros casos na região de Campinas, Votuporanga buscou de imediato ações preventivas, saindo na frente de outros municípios. Conseguimos, inclusive, trazer os profissionais do Instituto Pasteur para a realização desta pesquisa que norteará as demais ações a serem adotadas”, concluiu a chefe de Setor Ambiental da Prefeitura.
Febre Maculosa A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode se manifestar de formas clínicas leves e atípicas até formas graves. A doença é causada por uma bactéria, transmitida pela picada do carrapato.
O primeiro caso no estado de São Paulo foi identificado no ano de 1929, ou seja, não é uma doença nova. Entre os sintomas estão: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés.
O recomendado é que as pessoas que frequentarem locais infestados de carrapatos ou perceberem picadas se atentem aos sintomas que podem aparecer de dois a 14 dias após a picada. E, sob manifestação de quaisquer sintomas, procurar a unidade de saúde mais próxima.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/febre-maculosa-orgao-do-estado-vistoria-o-parque-da-cultura-em-busca-de-carrapatos-n76269
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco