Empresa contratada pela Saev já iniciou as obras na rua Itacolomi; transtorno momentâneo visa acabar com um problema de longa data
Empresa contratada pela Saev já iniciou as obras (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
As obras de substituição da adutora que interliga a distribuição de água entre as regiões Sul e Leste de Votuporanga foram iniciadas nesta semana e devem gerar alguns transtornos aos motoristas que transitam costumeiramente pela rua Itacolomi e também aos moradores das adjacências. Isso porque a via já foi parcialmente interditada e há perspectivas de falta d’água nos próximos dias.
Ontem a empresa contratada pela Saev para realizar o serviço iniciou o corte do asfalto nas proximidades do Supermercado Santa Cruz. Os trabalhos seguirão por toda a via até o cruzamento com a rua Pernambuco, na Praça São Bento.
Por enquanto a interdição é parcial e acompanhada por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, com uma pista liberada para o fluxo moderado de veículos. Entretanto, quando começar a abertura das valas, não será possível nenhuma passagem de veículo neste trecho da rua durante o trabalho das equipes.
A indicação da Saev Ambiental e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança é de que os motoristas optem por trajetos alternativos. Os serviços devem durar aproximadamente 60 dias.
Obras
Os transtornos momentâneos são necessários para acabar de uma vez por todas com o grande número de vazamentos de água registrados naquela região. A tubulação, instalada há anos, não tem suportado a demanda da distribuição e a pressão da rede de abastecimento de água, causando diversos vazamentos, falta d’água e cortes constantes no asfalto que já deixaram a rua Itacolomi toda cheia de afundamentos e depressões.
“Temos constantes vazamentos registrados neste trecho da rua Itacolomi. Estes locais possuem diversas dificuldades para a realização de manutenções e reparos, como, por exemplo, tráfego intenso de veículos. Por isso, decidimos substituir a adutora antiga fazendo uma adutora mais resistente, melhorando toda a questão operacional envolvida”, afirmou o engenheiro da Saev Gabriel Alves Dias Ferreira.
Além das melhorias na setorização do sistema de abastecimento, a autarquia também modernizará a rede de abastecimento de água nas casas e estabelecimentos comerciais, por meio da troca de ramais de interligação.
Abastecimento
Por conta da modernização da rede de abastecimento de água, o processo que inclui a instalação de novos ramais de interligação será realizado quadra a quadra, o que poderá causar a falta de água nos horários comerciais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no quarteirão que estiver em obra e adjacências.
O superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, afirma que essa obra é muito importante para Votuporanga, porque aperfeiçoa e melhora o sistema de abastecimento de água no município, principalmente nas regiões Sul e Leste, garantindo excelência nos serviços prestados à população.
“A Saev Ambiental busca constantemente otimizar os serviços e investir em materiais e novas tecnologias. Contamos com a compreensão da população e dos moradores da rua Itacolomi por conta dos possíveis transtornos (entradas/saídas de veículos em casas e estabelecimentos comerciais) e lentidão no fluxo de veículos, principalmente em horários de pico”, afirmou.