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Cidade
Sem dinheiro em caixa, banco deixa clientes por até duas horas na fila em Votuporanga
Indignados, correntistas pedem providências urgentes; Procon esteve no local, constatou o problema e elaborou um auto de constatação
A sobrecarga em uma das agências do Banco Itaú em Votuporanga, em razão da reforma da outra, tem irritado os clientes que chegam a ficar até duas horas na fila em busca de atendimento. Anteontem, por exemplo, faltou dinheiro nos caixas eletrônicos e a fila para quem queria utilizar os equipamentos de autoatendimento chegou a dobrar quarteirão, o que motivou correntistas e comerciantes da região exigirem providências urgentes.
Maria Helena é uma delas. Ontem ela entrou em contato com a Cidade FM para relatar a situação e cobrar respeito aos clientes. “Entendemos a situação da obra, mas antes de iniciar a reforma eles tinham que ter se organizado, não podem fazer isso com a gente”, disse a cliente do banco.
Quem também procurou a reportagem foi o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Votuporanga, João Herrera Matins. Segundo ele, além de ser uma falta de respeito com os clientes do banco, a situação está prejudicando o comércio local.
“Essa situação está atrapalhando o setor de trabalho da cidade, pois não tem dinheiro e as pessoas querem o seu dinheiro, e prejudicando os lojistas com fila de pessoas nas portas das lojas e atrapalhando a entrada de pessoas que queiram consumir em nosso comércio. Não podemos conviver com isso, o banco parece que não quer gastar dinheiro para aumentar seus lucros”, completou João.
Procon O jornal A Cidade esteve na agência e constatou o problema. Procurada pela reportagem, a agência do Procon de Votuporanga informou que já estava ciente da situação e que já realizou uma fiscalização in loco.
“Na semana passada, quando começou a reforma, um consumidor nos procurou. Ainda na semana passada nós pedidos a autorização da Fundação Procon em São Paulo para fazer a fiscalização dos bancos em Votuporanga e após recebermos essa autorização, nossa equipe de fiscalização já iniciou os trabalhos ontem, justamente pelo Itaú. Houve relatos de até duas horas de espera por atendimento e tudo isso constou em nosso relatório”, disse o diretor do Procon de Votuporanga, Leandro Vinícius da Conceição.
Um auto de constatação que pode culminar em multa foi elaborado e outras visitas surpresas devem ser feitas na agência.
“Fizemos um auto de constatação onde foi apurado realmente uma demora excessiva no atendimento via caixa eletrônico e mesa, porém, como se trata de banco, o Procon tem que fazer três visitas, já fizemos uma, em uma data posterior não avisada nós faremos a segunda e em seguida a terceira. Depois encaminhamos toda essa documentação para a Fundação Procon que pode aplicar uma multa pela má qualidade na prestação do serviço”, concluiu.
Outro lado Procurado pelo A Cidade, o Banco Itaú afirmou, por meio de nota, que realocou parte da equipe da agência em obra na unidade em funcionamento para dar suporte aos clientes, mas que houve um fluxo atípico nos últimos dias, o que causou a espera maior que o normal.
“O Itaú Unibanco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes. O banco informa que realocou parte da equipe da agência em obra na unidade em funcionamento para dar suporte aos clientes. No entanto, em razão da data do pagamento do benefício do INSS, houve um fluxo atípico de pessoas na unidade, ocasionando tempo de espera superior ao usual. O banco esclarece que a reforma visa oferecer um espaço mais moderno e acolhedor, resultando em um o atendimento ainda melhor e reforça sua diligência para que a unidade esteja operando até o próximo mês. Contudo, o Itaú pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e informa que as transações podem ser realizadas por meio de todos os outros canais disponíveis: Internet banking, aplicativos no celular, telefone e rede 24H”, diz a nota.
Demora no atendimento rende mais de R$ 70 mil em multas para bancos em 2023
O Itaú, no entanto, não é o único banco de Votuporanga com problemas no atendimento. Só neste ano já foram aplicados mais de R$ 70 mil em multas para instituições financeiras que deixam seus clientes esperando mais do que 20 minutos em dias “comuns” e 30 minutos em datas de pico, como o quinto dia útil por exemplo.
A lei que trata da penalização por espera excessiva nos bancos é de autoria do vereador Daniel David (MDB). Na verdade, a legislação sobre o assunto é antiga, mas o atual presidente da Câmara a deixou mais rigorosa em 2021 ao aumentar em mais de 600% a multa que era de UFMs (Unidades Fiscais do Município) e saltou para 7.455 UFMs, ou o equivalente a R$ 35,5 mil, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, que é a responsável pela fiscalização da lei municipal que trata desse tema, duas agências bancárias da cidade foram multadas neste ano e uma delas, inclusive, foi a do Itaú. Isso quer dizer que, caso a fiscalização flagrasse a situação de anteontem, o banco seria reincidente e poderia ser multado em mais de R$ 70 mil.
Contudo, ainda conforme a secretaria, não houve o registro formal de reclamações junto ao setor de fiscalização da Prefeitura nos últimos dias. As denúncias podem ser registradas junto à Ouvidoria Municipal, 0800-770-3590, ou à Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, 3405-9700 – ramal 9744, em dias úteis e horário de expediente.
As senhas autenticadas também podem ser entregues diretamente na Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, sem necessidade de identificação do cidadão. O órgão fica no Paço Municipal, localizado na Rua Pará, 3227.
Anteriores Nos últimos cinco anos já foram aplicadas 26 multas em Votuporanga por atraso no atendimento aos clientes nas agências bancárias. A maior parte das penalidades foi aplicada em 2022, quando 12 instituições foram autuadas, cada uma delas em mais de R$ 35 mil. Em 2021 foram aplicadas duas multas, 2020 foram sete, em 2018 quatro e em 2018 uma multa foi aplicada.
O recurso arrecadado com as multas foi para o caixa geral da Prefeitura e pode ser utilizado em qualquer área da administração.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/sem-dinheiro-em-caixa-banco-deixa-clientes-por-ate-duas-horas-na-fila-em-votuporanga-n76279
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