Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/votuporanga-participa-de-encontro-para-debater-o-processo-de-regionalizacao-da-saude-n76238 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga participa de encontro para debater o processo de regionalização da saúde
O anúncio foi feito pelo prefeito Jorge Seba em entrevista à Cidade FM; representantes de outros 101 municípios também irão participar
Votuporanga irá participar, nos próximos dias 11 e 12 de julho, em Rio Preto, de um encontro envolvendo representantes de 102 municípios do noroeste paulista para debater o processo de regionalização da saúde. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Jorge Seba (PSDB), durante o seu programa semanal na Cidade FM, o Café com o Prefeito.
Segundo o prefeito, o encontro será semelhante ao que já aconteceu em Votuporanga no mês de abril e mobilizou prefeitos e secretários da saúde de 17 municípios da região, porém agora com algumas propostas melhor definidas e com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde.
“A ideia é debater a regionalização da saúde e as necessidades de cada região sempre com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes que buscam a rede pública. Esse processo é chamado de regionalização, pois todos os municípios estão sendo trabalhados de forma que todos juntos possamos propor ações que tragam um resultado positivo para a população”, disse o prefeito.
Regionalização De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde. No entanto, devido à desorganização das unidades que não estão integradas em rede, muitas vezes o cidadão não tem suas necessidades atendidas.
“Muitas vezes os serviços ofertados não correspondem às necessidades e em outras, se repetem entre unidades gerando capacidade ociosa. Isto gera uma situação inaceitável de pessoas sem atendimento e ambulatórios e hospitais com baixa ocupação”, explicou o secretário de Saúde, Eleuses Paiva ao lançar a iniciativa.
Desta forma, o programa de regionalização da saúde pretende inovar ao criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação entre as três esferas no espaço regional. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população.
Para isso, o Governo de São Paulo definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais, tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde. Além disso, a regionalização cria a possibilidade de revisão do papel dos hospitais de pequeno porte (com 50 leitos ou menos) para que passem a contribuir de forma efetiva, de modo que a rede regional possa assegurar à população o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade.
Nesse processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. E é isso que será debatido neste encontro em Rio Preto nos próximos dias 11 e 12 de julho.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/07/votuporanga-participa-de-encontro-para-debater-o-processo-de-regionalizacao-da-saude-n76238
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco