Cidade
Associação Dr. Bezerra de Menezes chega a servir 110 refeições por dia no município
O trabalho da entidade não se resume a servir refeições, já que várias ações são desenvolvidas pela instituição
publicado em 12/08/2023
Localizada no bairro Vila Nova, na zona Sul da cidade, até 1978 a entidade era um departamento do Centro Espírita Emmanuel (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Servir quem precisa é um dos objetivos da Associação Beneficente Dr. Bezerra de Menezes, em Votuporanga. Diariamente, a entidade chega a atender 110 pessoas com um almoço feito com bastante carinho.
Localizada no bairro Vila Nova, na zona Sul da cidade, até 1978 a entidade era um departamento do Centro Espírita Emmanuel, então, o capitão Constantino Santoro assumiu a presidência na fundação e a exerceu até fevereiro de 2011.
Conhecida na cidade como “Casa da Sopa”, por servir durante 36 anos sopa, às 16h, a instituição hoje segue com o trabalho, porém servindo almoço, às 11h, para os menos favorecidos. “Junto com a Instituição Beneficente, existe o que consideramos a razão, a causa, o motor que mantém o trabalho ativo: o Centro Espírita Bezerra de Menezes”, explicou o presidente da Associação, Revair Anesio Lopes.
De acordo com ele, o “Evangelho de Jesus à Luz da Doutrina Espírita” esclarece, orienta e dá forças a todos os que estão e/ou chegam na Casa Espírita para se entregarem ao Trabalho Beneficente. “Por essa razão, não podemos deixar de incluir as atividades doutrinárias como atividade da instituição”, acrescentou.
O trabalho da entidade não se resume a servir refeições. A instituição tem toda uma programação diária, que envolve diversas ações, como palestras, venda ou distribuição de roupas usadas, confecção de peças para a associação, passes e acolhimento, e atividades doutrinárias à noite.
Membros da entidade também fazem visitas a pessoas que necessitam, e têm um grupo de canto denominado Bezerra de Menezes. São promovidas ainda orientações às gestantes, palestras aos assistidos com evangelização das crianças, cursos de artesanatos diversos, entre outras ações. Aos sábados ocorrem aulas de balé para 60 crianças/adolescentes no período da manhã, o “Balé Dolores Pardo da Costa”.
Já o projeto de música Maestro José Alcebíades foi suspenso na pandemia e voltará em fevereiro de 2024. A iniciativa consiste em aulas diárias com hora marcada e no máximo três crianças. São aulas de bateria e percussão em geral, violino, viola clássica, violoncelo, flauta doce, violão, teclado e guitarra. O projeto tem professores pagos pela instituição e é gratuito para os alunos, que precisam estar matriculados e frequentando regularmente a escola.
Toda a manutenção e cuidados com as dependências da instituição e do Centro Espírita são feitos por voluntários, e uma funcionária da cozinha é registrada. A entidade ainda mantém uma horta grande que fornece hortaliças e legumes que ajudam no almoço diário.
Há também uma livraria doutrinária muito bem montada, com livros vendidos a preço de custo, uma vez que a instituição não vive da venda deles e isso facilita a divulgação de obras nobres. É realizada também a captação e conserto de móveis e utensílios usados, que posteriormente são doados. “Após ficarem em bom estado, são distribuídos gratuitamente aos que procuram por esses objetos”, esclareceu Revair.
Antes da pandemia, eram servidas de 80 a 110 refeições. “Já no período pandêmico, foi a 180, 220, 250... Chegamos a 450 por muito tempo. Depois da pandemia, servimos cerca de 250, e hoje a média é 80, e até 110 refeições dependendo do dia”, acrescentou o presidente.
Atuar na Associação Beneficente é um paradoxo para Revair, porque todos da entidade gostariam que não fosse necessário esse tipo de atendimento. “Gostaríamos que ninguém precisasse de algo tão básico para vida material, a alimentação, porém, uma vez que isso ainda é necessário, o sentimento que nos alcança é aquele que, de alguma forma, estamos buscando uma prática que é primária na mensagem Cristã, no Evangelho de Jesus: olharmos os nossos irmãos de caminhada e, na medida do possível, estendermos as nossas mãos”, concluiu. A entidade fica na Praça Dr. Bezerra de Menezes, 2.400. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido podem ser obtidas pelo telefone (17) 3421 – 5806.
Diretoria
Revair Anesio Lopes – Presidente
Valdevir Menezes – Vice-presidente
Marlene Avelhaneda Geanezi – Tesoureira
Rosemir Antonio Lopes – Vice-Tesoureiro
Laura Ralio – Secretaria
Antonio Ralio – Vice-secretário
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/associacao-dr-bezerra-de-menezes-chega-a-servir-110-refeicoes-por-dia-no-municipio-n76641