Eles serão agraciados com a maior honraria do município: o título de Cidadão Votuporanguense, no dia 9 de agosto
A reunião festiva será conduzida pelo presidente da Câmara Daniel David (MDB) e demais membros da Mesa Diretora (Foto: Divulgação)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A tradicional Sessão Solene em comemoração ao aniversário de Votuporanga vai reunir três personalidades que possuem um histórico de trabalho relevante pela cidade. Eles serão agraciados com a maior honraria do município: o título de Cidadão Votuporanguense, no dia 9 de agosto, a partir das 18h.
Os homenageados deste ano serão o médico neurologista, neurocientista e neuropsiquiatra Dr. Edson Zerati, agraciado por proposição da vereadora Missionária Edinalva (União Brasil); o sensei de karatê, Adebaur Domingos Borges, homenageado por iniciativa do vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB); e o colunista do A Cidade, escritor romancista e poeta Antonio Rocha Bonfim, o “Tony Rocha", cujo título foi sugerido pelo ex-vereador Dr. Ali Wanssa.
A Sessão Solene ocorrerá após a reunião ordinária que começa a partir das 18h, já que dia 8 é feriado municipal em razão do aniversário de Votuporanga.
A reunião festiva será conduzida pelo presidente da Câmara Daniel David (MDB) e demais membros da Mesa Diretora e contará com a presença do prefeito Jorge Seba (PSDB), representantes do Legislativo paulista, do Judiciário, Ministério Público, entidades e clubes de serviços.
Com nomes de reconhecido trabalho em prol da sociedade votuporanguense, a perspectiva é de que a reunião legislativa seja muito concorrida, com o auditório lotado por convidados e familiares dos homenageados. A sessão também é aberta ao público em geral.
Os homenageados
Dr. Edson Zerati
Edison Zerati, nasceu na cidade de Mirassol, sendo médico neurologista, neurocientista e neuropsiquiatria. Formou-se em 1981, onde já dava plantão em Votuporanga e sucessivamente fez residência em neurologia e neurocirurgião em Votuporanga.
Conheceu várias pessoas aqui que o fizeram ficar, e está até hoje, 40 anos depois. O médico atende várias pessoas sem condições financeiras da cidade e região.
Toda semana pacientes sem condições financeiras são atendidos por ele e o mesmo não as cobra e o faz grande carinho. Trabalhou em todos os hospitais que a cidade já teve como na antiga casa do Dr. Jamil, atual hospital da Unimed.
Na Santa Casa foi onde fez umas especializações e plantões trabalhando nessa instituição hospitalar por mais de 30 anos. Foi também funcionário do antigo Postão, instituição do governo de São Paulo.
Sensei Adebaur
Natural de Paulo de Faria, Adebaur veio para Votuporanga em 1954 e pratica karatê desde 1965 e anos depois se tornou professor da Secretaria Municipal de Esportes, onde ensinou a arte marcial para milhares de alunos.
Sua trajetória em competições de karatê iniciou-se no ano de 1970, e desde então acumula centenas de títulos nacionais e internacionais e não somente como atleta, mas também possui muitos títulos conquistados por seus alunos, que também se destacam nos tatames.
Foram muitas crianças e jovens que sensei Adebaur Borges ensinou a arte do karatê, sendo que esse esporte é um dos mais eficazes pelo uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa, sendo ainda que o maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de treinamentos e rigorosa disciplina da mente e do corpo. A sua missão foi muito além de ser um professor, ele é um verdadeiro mestre e se tornou inspiração para todos nós com sua resiliência, superando dores, traumas, adversidades e obstáculos que mostram um verdadeiro campeão.
Tony Rocha
Antonio Rocha Bonfim, o Tony Rocha, nasceu na Bahia num dia 14 de novembro. Antes de completar o primeiro ano de vida, seguiu com os pais para o Estado do Paraná, onde viveu até os cinco anos, a partir daí, fixou-se no Estado de São Paulo.
Desde sempre foi um amante da Poesia e da Prosa, um apreciador dos livros – clássicos e contemporâneos. Tal apreço o levou a escrever. Participou de Concursos Literários no Brasil e no exterior, nos quais ganhou vários troféus e medalhas nas categorias: Contos e Poesias.
Tony escreve semanalmente para o jornal A Cidade, apresentando ao público textos Literários que podem ser encontrados toda sexta-feira na Coluna "Canto do Conto".
A Coluna "Canto do Conto" nasceu no dia 11 de setembro de 2015 e já superou a marca de mais de 500 textos publicados. O objetivo é oferecer Literatura autêntica aos leitores e assinantes. Os textos são qualificados e inspirados – carregados de crítica inteligente, humor criativo e uma ironia refinada e temperada com metáforas luxuosas.