Para falar sobre o assunto, o jornal A Cidade conversou com o dr. Everton Adriano Reganin, otorrinolaringologista do SanSaúde
Dr. Everton Adriano Reganin (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A falta de chuvas e consequentemente o clima seco começam a afetar a saúde das pessoas em Votuporanga e região, por isso são necessários cuidados especiais nesta época do ano. Para falar sobre o assunto, o jornal
A Cidade conversou com o dr. Everton Adriano Reganin, otorrinolaringologista do SanSaúde.
Segundo o profissional da saúde, a hidratação é, sem dúvida, o mais importante cuidado nessa época do ano. “É fundamental tomar água e umidificar as narinas, olhos, lavando com solução fisiológica todos os dias”, destacou.
Na internet, vários profissionais falam sobre a quantidade de água a ser ingerida, no entanto o correto, conforme Everton, é que depende do peso (35ml/kg por dia). “Mas, em média, é certo ingerir de 2 a 2,5 litros de água por dia”, explicou.
O otorrino observou que nesta época do ano as pessoas têm o hábito de tomar menos água, às vezes por não sentir necessidade ou sede, porém a condição fisiológica do corpo é a mesma do que em outras estações. “Portanto o correto é manter a média de 2 a 2,5 litros de água por dia, exceto crianças e obesos que devem respeitar a relação de 35ml/kg por dia”, esclareceu.
Sem os cuidados necessários, o clima seco pode provocar principalmente doenças respiratórias que atingem a via área superior e inferior, rinites, sinusites, faringites, conjuntivite e crises de bronquite.
Ar-condicionado
Com o clima seco, há uma recomendação para quem fica muito tempo em ambiente com ar-condicionado. Em um espaço com esse tipo de aparelho é muito importante manter o mínimo possível com certa umidade, seja com uma bacia de água ou umidificadores ligados na mínima potência. “O aparelho de ar-condicionado rouba muito a umidade, por isso a necessidade de umidificar o ambiente. O melhor seria nessa época do ano manter o local ventilado, arejado”, apontou Everton.