Cidade
Comunidade Irmãos de Emaús acolhe e cuida de pessoas em situação de rua há 26 anos
Desde 1997 a entidade de Votuporanga realiza o trabalho de colhimento e auxilia pessoas nas mais diversas necessidades
publicado em 19/08/2023
A Comunidade auxilia em praticamente qualquer necessidade que a pessoa atendida tiver (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Acolher e cuidar são alguns dos propósitos da Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús, localizada na zona Norte de Votuporanga. Já são 26 anos atendendo e ajudando pessoas em situação de rua.
A entidade faz o chamado “abrigamento institucional” de homens com idade entre 18 anos a 59 anos e 11 meses. Eles podem permanecer por tempo indeterminado, ou tempo de necessidade do usuário, com direito a dormitório, até quatro refeições/dia, roupa limpa e atendimento de saúde no posto do bairro e Mini Hospital.
Os atendidos recebem material de limpeza e higiene pessoal. Depois de 60 dias, a Comunidade auxilia na confecção de currículos A instituição também ajuda no processo de retorno da pessoa ao mercado de trabalho.
Dependendo na necessidade, a Comunidade encaminha a pessoa para o Caps AD (Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) para avaliação e acompanhamento.
A Comunidade auxilia em praticamente qualquer necessidade que a pessoa atendida tiver, como a regularização de documentos pessoais, vacinação, processos judiciais, entre outras necessidades.
Já a Casa de Passagem da Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús atende pessoas (homens, mulheres e famílias) que estejam de passagem pela cidade e necessitam de serviços básicos: pernoite, alimentação, roupa limpa, kit de higiene pessoal. Se for o caso, a entidade fornece passagem para os municípios atendidos pela empresa Itamaraty. Quando necessário, o atendido pode ser encaminhamento para atendimento médico.
Como forma de terapia para as pessoas atendidas, a Comunidade tem uma atividade de laborterapia: a horticultura. Ela é desenvolvida na capacidade de cada usuário interno. Os alimentos servem como parte de alimentação e o excedente é comercializado, cuja a renda é aplicada na própria obra social.
“Nós consideramos que as pessoas que nós atendemos não são pessoas em situação de rua, elas estão em situação de rua, o que é diferente. Nós temos o desejo sincero de que eles possam retomar a dignidade, o trabalho e principalmente que eles retornem para suas famílias”, destacou Helena Eico Nosse de Souza, coordenadora da entidade.
As portas da Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús, que pode atender até 44 pessoas simultaneamente, estão abertas para quem quiser conhecer o trabalho e também ajudar de alguma forma. A entidade fica na rua José Messias da Silva, 1.880, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, na zona Norte de Votuporanga.
Diretoria
Presidente: Florindo Aparecido Sebastião
Vice-presidente: Marcondes Silva Júnior
Tesoureiro (diretor financeiro): Gilberto Belloni Júnior
Vice-tesoureiro: Ailton Marques de Oliveira
Primeiro-secretário: Luiz Tadeu dos Santos
Segundo-secretário: Claudimar Latorre
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/comunidade-irmaos-de-emaus-acolhe-e-cuida-de-pessoas-em-situacao-de-rua-ha-26-anos-n76713