O vereador utilizou seu tempo na tribuna na sessão de segunda para apresentar um balanço sobre sua última viagem à Brasília
Valdecir Lio fez um balanço sobre sua viagem a Brasília, mas a fala foi vista também como uma indireta a alguns vereadores (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Valdecir Lio (MDB) utilizou seu tempo na tribuna na sessão de segunda-feira (28) para apresentar um balanço sobre sua última viagem à Brasília em busca de recursos para o município. Sua fala, porém, foi enxergada também como uma indireta a alguns vereadores ao afirmar que é mais fácil criticar do que buscar soluções para o município.
Lio esteve na capital federal acompanhado da vereadora Missionária Edinalva (União Brasil). Na ocasião, eles se reuniram com os deputados federais Tiririca (PL) e Marco Feliciano (PL), onde solicitaram recursos para Votuporanga. Os dois também protocolaram pedidos de emendas nos gabinetes de outros parlamentares.
“Esta semana eu e a vereadora Edinalva estivemos em Brasília, no gabinete do deputado Tiririca e do deputado Marco Feliciano, com quem tivemos audiências, e com outros protocolamos vários pedidos de recursos para nossa cidade. Estamos tentando auxiliar o prefeito, pois não basta criticar, tem que correr atrás para ajudar nossa cidade. Criticar é fácil, fazer é mais difícil, mas graças a Deus temos conseguido algumas conquistas”, disse o vereador.
Coincidência ou não, Lio subiu à tribuna logo depois do vereador Cabo Renato Abdala (Patriota), que utilizou todo o seu tempo regimental com críticas à administração municipal.
Câmara incluiu o ‘Dia Nacional da Força Jovem Universal’ no calendário do município
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou três projetos na sessão ordinária de anteontem, dentre eles o de autoria da vereadora Jezebel Silva (Podemos), que inclui o “Dia Nacional da Força Jovem Universal” no calendário oficial de eventos do município. Lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive, acompanharam a votação no plenário.
Segundo a lei, “fica incluído no calendário de eventos oficiais do município, o Dia Nacional da Força Jovem Universal, celebrado anualmente no segundo sábado do mês de janeiro”. Em sua fala, a autora do projeto explicou que a Força Jovem Universal é uma iniciativa da Igreja Universal criada em 1977.
Segundo ela, o grupo desenvolve projetos direcionados ao público jovem que envolvam temas como conscientização e prevenção às drogas e ao suicídio, prática de atividades esportivas, cursos e workshops e atividades culturais e de lazer, como teatro, cinema, música, dança e passeios turísticos.
“A Força Jovem Universal visa ajudar os jovens de todas as maneiras por meio de auxílio social, e um dos principais objetivos do grupo é alcançar jovens que se encontram no mundo dos vícios, na criminalidade, que possuem problemas familiares, sem perspectiva de vida a encontrarem um caminho”, afirmou a vereadora.
A proposta gerou certo debate em razão de discussões anteriores nos bastidores, mas foi aprovada por unanimidade e segue agora para a sanção do prefeito Jorge Seba (PSDB).
Mais projetos
Além da inclusão da data no calendário do município, os vereadores votaram e também aprovaram um projeto que busca adequações técnicas no Programa Mais Médicos no município e a autorização para a Votuprev efetuar a retenção em folha de pagamento dos valores devidos pelos seus segurados inativos, relativo ao custeio do convênio de assistência médica e hospitalar.