Nós pedimos licença para colocar mais uma vela no bolo: hoje é nosso aniversário! E comemoramos a renovação junto com os 86 anos de Votuporanga
O 8 de agosto é uma data especial também para o Grupo Cidade de Comunicação (Foto: A Cidade)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O 8 de agosto é uma data especial também para o Grupo Cidade de Comunicação, em específico para a Cidade FM 94,7, uma potência votuporanguense do rádio, que comemora 44 anos. A história começou em 1979, primeiramente como rádio 8 de Agosto, emissora que veio para ocupar a lacuna deixada pela rádio Piratininga que foi cassada no regime militar.
Ao longo do tempo, a Rádio 8 de Agosto passou por várias mudanças com a troca de diretoria. Em 1982, em poder do Grupo Disdroga, passou a denominar-se Rádio Cidade e consolidou-se como a emissora “dos novos tempos e forte no esporte”, investindo na formação de uma grande equipe esportiva, na época comandada por Luiz Rivoiro.
Muito embora operando no AM a Rádio Cidade tenha conquistado o seu espaço entre os ouvintes, a direção nunca esmoreceu na luta para implantar um canal de FM. As tentativas, no entanto, sempre esbarraram em questões políticas que deixaram Votuporanga apenas com uma emissora FM comercial, enquanto que Fernandópolis e Jales foram contempladas com dois canais cada.
As mudanças do AM para o FM tornaram-se possíveis a partir da reação dos diretores de emissoras que, sob o argumento de perderam espaço publicitário em vista da qualidade de som oferecido aos ouvintes, reivindicaram junto a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e AESP (Associação das Emissoras do Estado de São Paulo), a migração de frequência.
Diante do clamor dos radiodifusores, a então presidente da República, Dilma Rousseff, assinou um decreto em 7 de novembro de 2013, autorizando a migração. Já em 7 de novembro do ano seguinte, às 10h, houve a cerimônia de migração, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.
Naquele ato, os diretores da Rádio Cidade, João Carlos Ferreira e Fábio Henrique Bianchini Ferreira, assinaram o documento da migração e aguardaram o transcurso do processo. Finalmente, no dia 22 de agosto de 2017, a ANATEL aprovou o local de transmissão e liberou o canal 94,7 FM para a instalação definitiva da Cidade FM, que escolheu a data de 15 de novembro de 2017 para estrear sua nova programação.
Entre o passado e o presente a raiz se manteve na Cidade FM, a vontade de progredir e de trazer o novo para os ouvintes de Votuporanga. “A Cidade FM é uma emissora que está aqui há muito tempo ao lado dos ouvintes com programas tradicionais como o Ronda Policial, o Jornal da Cidade, sem nunca ficar para trás das tendências e novidades do rádio. A emissora se faz presente na história do município cobrindo os principais fatos e eventos. A única emissora do município que mantém grade com uma hora e meia dedicada ao jornalismo diário e também mantemos uma tradição. A única emissora que desde a criação do CAV cobre todos os jogos e mesmo antes na AAV. Estamos sempre atentos às transformações do rádio, sempre atentos aos novos aparelhos e dar qualidade aos nossos ouvinte”, disse Fábio Ferreira, diretor do Grupo Cidade de Comunicação.
Como simbiose o passado e o futuro se misturam e conectam a nova geração com informação, estrutura e ao mesmo passo que a qualidade se manteve como tradição principal da emissora de rádio votuporanguense.