Casado e com dois filhos, Yusniel Quintana Barrientos destaca a forma como foi acolhido na cidade
Yusniel Quintana Barrientos é motorista de aplicativo (Foto: A Cidade)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
É fato que Votuporanga é uma cidade bastante acolhedora. Pessoas de diversos lugares do Brasil e até de outros países chegam no município, se instalam e não querem mais sair. É o caso do cubano Yusniel, que é muito feliz na terra das brisas suaves.
Yusniel Quintana Barrientos, 37 anos, veio de longe, e de uma cidade bastante conhecida mundialmente por conta de um centro de detenção dos Estados Unidos: Guantánamo, em Cuba. Ele chegou em Votuporanga no ano de 2018 após sua irmã se instalar na cidade para trabalhar no programa “Mais Médicos”.
“O motivo de vir para cá foi me reunir com minha irmã, que já estava trabalhando aqui. Desde então, sou muito feliz”, contou o “gringo”. O fato de ser estrangeiro não muda em nada a boa maneira como os “forasteiros” são tratados pelos votuporanguenses. “Eu fui muito bem recebido, não conhecia ninguém além da minha irmã, mas as pessoas que me conheceram foram muito boas comigo”, lembrou.
Yusniel é conhecido pela simpatia e educação. Ele trabalha como motorista de aplicativo e só conversa se for solicitado, prática comum entre esses profissionais; no entanto, já na saudação, os passageiros sabem que se trata de um “gringo”. “Não muda nada eu ser estrangeiro, o pessoal me trata muito bem, e eu retribuo. Nunca tive problemas”, relatou.
O cubano lembra da receptividade que os votuporanguenses tiveram com ele desde a sua chegada. Com um mês na cidade, já conseguiu a oportunidade de fazer sua primeira entrevista de trabalho. “E já fui contratado e acolhido como um membro da família Restaurante Garfu’s”, recordou com carinho.
Questionado sobre o que gosta em Votuporanga, Yusniel destacou, entre vários aspectos, a segurança. “É uma cidade muito tranquila, onde não se vê, pelo seu tamanho e quantidade de pessoas, tantos casos de violência”, apontou.
Nos momentos livres, ele e esposa Yaquelin gostam de passear com os dois filhos, Liz Beatriz e Pedro Lucas, no Parque da Cultura. “Também gostamos de levar as crianças no cinema”, contou. Yusniel gosta de futebol, no entanto ainda não tem time para torcer no Brasil, mesmo assim curte acompanhar as partidas. “Eu torço pelo Real Madrid”, revelou.
Hoje o cubano não tem o que reclamar de Votuporanga, município que o acolheu muito bem e onde é feliz ao lado de sua família, que já tem um legítimo votuporanguense, o filho mais novo, Pedro Lucas, de três anos. “Gosto muito daqui. É uma cidade tranquila e muito boa para morar e criar meus filhos”, concluiu.