No aniversário de Votuporanga, celebramos a presença de sua história e identidade em diversas cidades e estados brasileiros
Jornalista Pedro Spadoni (Arquivo Pessoal)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga completa mais um ano de história e desenvolvimento. Ao longo de seus anos, o município tornou-se conhecido não apenas por suas belezas naturais, mas também por sua influência e algo curioso e singular: suas ruas espalhadas por todo o Brasil, levando consigo o nome e a essência da cidade.
Um levantamento feito pelo
A Cidade junto aos Correios revela que em todo o Brasil há pelo menos 20 cidades com ruas batizadas com o nome de Votuporanga. Os resultados dessa pesquisa mostram que, de norte a sul, leste a oeste, a influência dessa cidade ultrapassou fronteiras e deixou sua marca em diferentes localidades.
O jornal embarcou em uma missão para descobrir todas as ruas do país que carregam o nome da cidade das “brisas suaves” e o resultado foi surpreendente. Iniciando essa jornada pelo Nordeste brasileiro, encontramos Votuporanga, em uma cidade no estado da Bahia.
Trata-se de Santo Antônio de Jesus, um município de pouco mais de 100 mil habitantes distante mais de 1,8 mil quilômetros daqui. Situada em uma região de rica cultura e tradição, essa localidade demonstra uma homenagem especial ao nome de Votuporanga. Ainda na Bahia, há também uma rua com o nome da cidade em Feira de Santana, município histórico do nordeste brasileiro com mais de 619 mil habitantes.
Ao nos deslocarmos para o Sudeste, precisamente no Espirito Santo, encontramos outra rua com o nome de Votuporanga. Dessa vez, nas terras capixabas de Aracruz, município litorâneo de pouco mais de 100 mil moradores. Por lá, a rua Votuporanga está situada no distrito de Santa Cruz e fica paralela à rua Valentim Gentil e esquina com a rua Bálsamo. Um pouco mais acima está a rua Fernandópolis e logo na sequência vem a rua Jales.
O projeto que homenageia Votuporanga com um nome de rua foi aprovado em 2006 na Câmara de lá, e nomeou as ruas de todo o distrito com cidades da região, tem rua Cosmorama, Tanabi, José Bonifácio, dentre outras. Curioso que diferente do que se está acostumado, a proposta que nomeou as ruas não é de origem do Legislativo, por isso não é possível saber o que motivou a homenagem ao noroeste paulista.
No Centro-Oeste, Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também compartilha dessa homenagem. Seus moradores têm o privilégio de caminhar por uma rua batizada com o nome de Votuporanga, é o caso da professora aposentada Maria de Fátima Alves, que inclusive tem conexões familiares com Votuporanga.
“Moro aqui já tem quatro anos, é uma rua bem tranquila e de pessoas muito respeitosas. Ainda não conheço pessoalmente Votuporanga, mas devo conhecer em breve, pois meu sobrinho está morando aí. Ele me chamou para ir no Fliv, se tudo der certo eu vou”, disse Maria de Fátima que mora em Votuporanga, só que lá em Campo Grande.
Tem Votuporanga também no Rio de Janeiro, tanto na capital quanto no interior, em Duque de Caxias. Curiosamente, uma delas fica no bairro Campo Grande, só que em terras cariocas.
Um pouco mais perto, Votuporanga está presente também na “capital” da região noroeste, que é São José do Rio Preto. Trata-se de uma rua bem movimentada na zona Norte do município, com diversos pequenos comércios, praças e até uma escola estadual (Professora Yvete Gabriel Atique).
A via fica no bairro Eldorado, onde todas as ruas também possuem o nome de cidades da região. O vendedor Eliseu Predo Gonçalves, inclusive, costuma tomar uma cervejinha as vezes na rua Fernandópolis, que é paralela à rua Votuporanga.
“Cresci em Fernandópolis e tenho muitos amigos em Votuporanga, mas hoje moro aqui em Rio Preto. É curioso saber que estamos de certa maneira longe e ao mesmo tempo perto de nossas cidades através de homenagens como essa. Fico até orgulhoso de ver”, brincou.
No Estado, Votuporanga tem seu nome eternizado também em Campinas, Cajamar, Catanduva, Guarujá, Itapevi, Itaquaquecetuba, Poá, Santo André, São José dos Campos e até na capital paulista.
Outra cidade que carrega essa representatividade é Piracicaba. Lá inclusive vive um jornalista que conheceu bem Votuporanga e também o jornal
A Cidade, o Pedro Spadoni, que atuou em nossa redação entre 2020 e 2022.
“Nunca imaginei encontrar uma rua chamada Votuporanga tão perto de casa em Piracicaba. Achei uma coincidência engraçada. Sempre que passo por ela, lembro de tudo que vivi aí. Gosto de brincar que foi uma espécie de intercâmbio. Aprendi muito, fiz amigos pra vida e voltei para Piracicaba uma pessoa completamente diferente. Sempre vou guardar Votuporanga com carinho no coração”, completou o jornalista.
Esses são apenas alguns exemplos das ruas espalhadas pelo Brasil que carregam consigo o nome de Votuporanga. Cada uma dessas localidades demonstra a importância e a representatividade que essa cidade conquistou ao longo dos anos.
Neste dia especial, em que Votuporanga celebra mais um aniversário, é impossível não refletir sobre o poder de influência que uma comunidade pode ter. Essas ruas que levam o nome de Votuporanga não apenas perpetuam a memória da cidade, mas também criam laços entre as pessoas e reforçam a ideia de que, mesmo geograficamente distantes, estamos unidos por uma história em comum.