O município, por meio da Saev, desenvolve projetos, intensifica obras e mantém espaços e serviços para garantir mais saúde e qualidade de vida para Votuporanga, distrito de Simonsen e Vila Carvalho
Nestes 86 anos Votuporanga continua a crescer e se desenvolver, sem esquecer dos cuidados com o meio ambiente (Saev)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuproanga.com.br
O desenvolvimento pujante de Votuporanga nestes 86 anos sempre caminhou ao lado da sustentabilidade. No município, a Saev Ambiental é a responsável por essa atenção ao meio ambiente e trabalha há 54 nos para garantir mais saúde e qualidade de vida para os moradores de Votuporanga, do distrito de Simonsen e da Vila Carvalho.
A autarquia é referência no tratamento de água e esgotos, além de promover diariamente ações de preservação ambiental, uma missão abraçada desde a sua fundação, em 5 de dezembro de 1968.
O sistema de abastecimento de água é formado pela Represa Municipal de Captação “Prefeito Luiz De Haro”, a Estação de Tratamento de Água (ETA), os quatro Poços Profundos: Zona Sul, Zona Norte, Zona Sudeste e Zona Oeste, além dos Poços Semiartesianos no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho. São mais de 43 mil ligações que geram 30 milhões de litros de água por dia.
A Represa Municipal garante o abastecimento dos dois reservatórios da ETA, cada um com capacidade de reserva de um milhão de litros, e de uma torre (reservatório elevado) com capacidade de 740 mil litros, que abastecem principalmente a área central da cidade. Esse sistema de captação produz 166 litros por segundo de água, que é tratada e armazenada na ETA.
Não é à toa que a Represa Municipal está sendo revitalizada com a realização de uma obra histórica: o desassoreamento. Mas as ações por lá não param por aí. As equipes fazem a limpeza dos leitos dos Córregos Marinheirinho e Paineiras, a recuperação das 32 nascentes da microbacia do Córrego Marinheirinho, desassoreamento da “Prainha dos Meninos” e remoção de vegetação seca das margens da Represa para a prevenção de incêndios.
“A Saev Ambiental estima que, após a conclusão da obra de desassoreamento, a Represa Municipal volte a operar com uma capacidade de armazenamento de pelo menos 700.000,00 m³ de água. No início da obra o espelho d´água estava em 30 centímetros. Atualmente, este número já saltou para três metros”, afirmou o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela.
Coletar e tratar o esgoto gerado em todo o município é outra missão importante da Saev Ambiental. Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado. São dois sistemas, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Aparecido Polidoro”, na zona rural de Votuporanga, e a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Fiorentino”, no distrito de Simonsen. Hoje, a ETE trata 140 litros de esgoto por segundo, devolvendo água limpa e tratada para a natureza. Os processos realizados pelos sistemas são modernos, eficientes, automatizados e monitorados.
A Saev Ambiental também trabalha forte pelo meio ambiente e os impactos positivos das suas ações de desenvolvimento sustentável podem ser vistos por todos os cantos do município. A autarquia realiza a Coleta de lixo indiferenciado e a Coleta Seletiva em todos os bairros do município, em área rural, no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho.
A ação incentiva os moradores a separarem seus resíduos, de forma que o lixo indiferenciado (misto) seja colocado em um saco fechado e amarrado, enquanto os materiais que podem ser encaminhados à reciclagem devem estar em um saco aberto ou em caixas de papelão.
O pioneirismo em reciclagem também é outro ponto de orgulho da Saev Ambiental, que tem o primeiro Ecotudo do Brasil. Atualmente são três pontos de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar, aberto diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. São eles: Ecotudo Norte, Sul e o Oeste.
É uma solução para reduzir o descarte irregular desses materiais em vias públicas e terrenos baldios, que geram problemas, como enchentes e de saúde pública.
Nos Ecotudos podem ser entregues: resíduos de construção civil (até 1m³), metais, madeiras, pneus, móveis velhos, tecidos e calçados, vidros, isopor, resíduos de jardinagem, lixo eletrônico (baterias, sucata de computadores, pilhas, lâmpadas etc), animais mortos de pequeno porte (cães, gatos e outros animais domésticos), óleo de cozinha usado, materiais recicláveis (plástico, papéis e etc), lixo orgânico.