Município possui oito polos industriais, com empresas dos mais variados setores e que geram juntas mais de 7 mil empregos diretos
Votuporanga possui hoje oito Distritos Industriais (Foto: Foco Studio)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga completa hoje 86 anos e se tem algo que enche os seus moradores de orgulho é o progresso e o desenvolvimento do município que sempre foi uma referência na região. Prova disso é vista em seu forte polo industrial, que é dividido em oito distritos e abriga mais de 380 empresas ativas.
Isso é o que revela um levantamento exclusivo feito pelo
A Cidade junto à Secretaria de Planejamento e Habitação. Segundo a Pasta, atualmente a cidade conta com uma política pública muito bem estruturada e focada no desenvolvimento sustentável visando a geração de emprego e renda.
“A existência de um distrito industrial consolidado fomenta a vinda de outras empresas ao município gerando investimentos, tecnologia e empregos. Um local onde se concentra várias empresas requer planejamento como infraestrutura adequada e compartilhada, sistema de transporte, comunicação, coleta de resíduos. Essa concentração ordenada e planejada por sua vez gera redução de custos caso a localização dessas industrias fossem fragmentadas. A implantação de um distrito industrial em alguns casos faz desenvolver e expandir a estrutura de um local menos atendido, trazendo melhorias ao entorno e aquecimento do comércio local”, disse a secretária de Planejamento, Tássia Gélio Coleta Nossa.
O polo industrial de Votuporanga é dividido da seguinte forma: 1º Distrito Industrial “João Fernandes Cezare”, na Avenida Nasser Marão; 2º Distrito Industrial “Francisco Carlos Castrequini”, na Avenida das Nações; 3º Distrito Industrial “Pedro Cerântula”, na Avenida Feres Cury; 4º Distrito Industrial “Ronaldo Abrão David Sayeg”, na Avenida Feres Cury; 5º Distrito Industrial “Alcides Alves da Silva”, rua José Silvestre Riva; 6º Distrito Industrial/Empresarial, rodovia Péricles Belini; 7º Distrito Empresarial “Maria dos Santos Facchini”, rodovia Euclides da Cunha; e 8º Distrito Industrial/Empresarial, na Avenida Dr. Aparecido Arroyo Marchi.
Ao todo, conforme o levantamento, são 384 empresas ativas que, juntas, geram mais de 7,1 mil empregos diretos, conforme dados atualizados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. A maioria destes trabalhadores está na indústria metalúrgica, mas há uma grande concentração deles no setor moveleiro e também de alimentos.
A expectativa é que ainda mais empresas se estabeleçam no município após a conclusão das obras no 7º Distrito Industrial. Neste momento os trabalhos estão concentrados na execução da infraestrutura de pavimentação e parte de drenagem.
Além disso, existe no Plano de Governo do prefeito Jorge Seba (PSDB), a pretensão do Investimento em distritos empresariais para micro e pequenas empresas, com áreas menores, onde possam se instalar empresas como retíficas de motores, esquadrias metálicas, transportadoras, distribuidoras, pequenas confecções, entre outras.