Cidade
Fliv movimenta Votuporanga com cerca de 400 atrações a partir de domingo
Ao longo de oito dias, o FLIV destaca o hábito da leitura como um ato sustentável, tendo como tema principal "Sustentar mundos, carregar sonhos"
publicado em 03/08/2023
Décima terceira edição do Festival Literário de Votuporanga evidencia a leitura como um ato sustentável (Foto: Divulgação)
Cerca de 400 atrações, entre apresentações artísticas, ações formativas, exposições, feira de livros e bate-papo com escritores, marcam a programação da 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que tem início no próximo domingo (6/7), no Parque da Cultura.
Ao longo de oito dias, o FLIV destaca o hábito da leitura como um ato sustentável, tendo como tema principal "Sustentar mundos, carregar sonhos" e a escritora, ilustradora, atriz e cineasta Rita Carelli como a homenageada do ano. O bate-papo com a escritora homenageada será no dia 12/8 (sábado), às 17h, no Cine Fliv, com mediação de Reynaldo Damazio.
Para marcar a véspera do aniversário de Votuporanga, na segunda-feira (7/8), o FLIV recebe no Palco Principal a banda Os Paralamas do Sucesso, que canta os sucessos de sua carreira num show memorável. Ao longo da programação, o Palco Principal receberá atrações musicais da região, entre elas a Banda Musical Zequinha de Abreu, de Votuporanga, e a Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão, de Pereira Barreto.
Para recepcionar as caravanas escolares de mais de 80 cidades da região, o FLIV 2023 tem como novidade o seu Circo Show, que será palco de uma série de atrações como contação de histórias, mediações de leituras e espetáculos teatrais.
São mais de 10 espaços com atividades no Parque da Cultura e com opções para todas as idades. Entre eles, está o Cine Praia, uma parceira com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), que abrigará a exibição de clássicos do cinema nacional.
Escritores convidados
A atividade mais esperada da programação do FLIV, os bate-papos com escritores e escritoras deste ano revela a diversidade que enriquece a literatura brasileira. Confira quem são os convidados e convidadas da 13ª edição:
Auritha Tabajara
A cearense Auritha Tabajara é uma escritora, poeta e contadora de histórias conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. O seu livro "Magistério Indígena em Verso e Poesia" foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará.
Cristino Wapichana
Cristino Wapichana é músico, compositor, cineasta e escritor indígena nascido em Boa Vista (RO). Seu livro "A Boca da Noite" foi traduzido para o idioma sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People. Também destaca sua contribuição para a antologia de contos indígenas "Nós", publicada em 2019 pela Companhia das Letras no selo infanto-juvenil Companhia das Letrinhas.
Denise Nascimento
A designer mineira Denise Nascimento se dedica, desde 1998, à ilustração de livros para crianças e adolescentes. Entre as obras que ilustrou estão "Betina", de Nilma Lino Gomes, e "As cores do mundo de Lúcia", de Jorge Fernando dos Santos.
Fernando Rangel
Fernando Rangel é escritor, poeta, roteirista e dramaturgo. Como romancista, publicou o livro "Jolly's 1984" (2008), vencedor do Projeto Nascente da USP (2005) e ganhador do Prêmio de Autor Revelação da Secretaria de Estado da Cultura (2005). Como roteirista de televisão trabalhou na TV Cultura, na qual integrou a equipe de roteiristas dos programas "Castelo RÁ-TIM-BUM" (1992), "O Mundo da Lua" (1992) e "Projeto Ipê" (1991). Também é autor de peças premiadas.
Lucia Morais Tucuju
Amapaense da etnia indígena Galibi-Marworno, Lúcia Morais Tucuju é educadora, escritora, narradora de histórias e mediadora de leitura. Integra o Mulherio das Letras Indígenas. Como atriz, atuou no monólogo "Arandu Lendas Amazônicas", patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, e no filme "Ricos de Amor 2", da Netflix. É autora do livro de poesias "Tucumã".
Maria José Silveira
A goiana Maria José Silveira é escritora, editora e tradutora. Seu primeiro romance, "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas" (Editora Globo), recebeu o Prêmio Revelação da APCA 2002 e já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França. Desde então, publicou oito romances. Em 2021, com "Maria Altamira" (Instante), foi finalista dos prêmios Oceanos e Jabuti. É também autora de duas peças de teatro já encenadas.
Thiago Cóstackz
Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, letrista e ativista ambiental. Artista incansável, esteve envolvido, nos últimos 12 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de direitos humanos no aclamado show "The Wall", para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.
O Festival Literário de Votuporanga é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/fliv-movimenta-votuporanga-com-cerca-de-400-atracoes-a-partir-de-domingo-n76557