Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/forcas-de-seguranca-exaltam-o-programa-detecta-de-votuporanga-n76660 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Forças de segurança exaltam o programa ‘Detecta’ de Votuporanga
Cinturão de câmeras que protege Votuporanga foi apresentado ontem oficialmente em cerimônia com a presença de todas as unidades policiais
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, realizou ontem a apresentação da nova Central de Controle e Monitoramento do Programa “Detecta”, iniciativa que promete revolucionar o combate à criminalidade no município. O evento contou com a participação de representantes de todas as unidades policiais da cidade, que foram uníssonos sobre a evolução que o sistema irá proporcionar para o setor de segurança pública.
A iniciativa, que integra o calendário comemorativo dos 86 anos do município, contou com investimentos da Administração Municipal na aquisição e instalação de câmeras de alta tecnologia, além da montagem da Central de Monitoramento. Já o Governo do Estado, por meio de um convênio, entra com a integração do Sistema Detecta, o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo.
“Infelizmente temos assistido a violência crescer em todo o país, mas nós estamos aqui buscando antecipar a criminalidade. Estamos aqui melhorando a qualidade de vida da nossa população. Queremos integrar também as câmeras de lojas e de residências, que nos cederem os seus IPs, para aumentar ainda mais essa rede de câmeras e deixar a cidade toda monitorada, mas com o que já temos à disposição, oferecemos já um grande avanço no combate ao crime”, afirmou o prefeito Jorge Seba.
Por se tratar de um marco na segurança pública, o evento foi muito prestigiado de forma que, além das autoridades políticas, como vereadores e o deputado estadual Carlão Pignatari, o ato contou com a participação de lideranças do setor comercial, como o presidente da ACV, Glauco Ventura, e do Sincomércio, João Herrera, da sociedade civil, na figura do empresário José Francisco dos Santos (o seu Zé do Porecatu) e dos comandantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental, Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnica.
Representando os militares, quem usou a palavra foi o tenente-coronel Mário Luciano Siconeli, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, ressaltou que a nova ferramenta irá ajudar e muito o trabalho da PM.
“Hoje é um dia muito importante para a segurança pública do município. Estamos integrando todos os nossos sistemas de inteligência e isso é muito importante, pois não podemos ficar alheios aos avanços da tecnologia. Tenho certeza que todos os avanços que serão produzidos por meio destes equipamentos irão ajudar e muito o nosso trabalho”, disse o militar.
Já pela Polícia Civil quem destacou a importância do sistema para a elucidação de crimes foi o delegado seccional, Márcio Nosse. “A Polícia Civil tem a obrigação de investigar crimes e este equipamento irá ajudar muito o nosso trabalho. Temos um exemplo recente, onde um crime de estupro foi esclarecido graças ao monitoramento, em Minas Gerais. Agradeço muito as autoridades aqui constituídas, pois essa ferramenta irá ajudar e muito o nosso trabalho”, completou.
O convênio da Prefeitura de Votuporanga com o governo paulista para implantação do Detecta foi intermediado pelo deputado estadual Carlão Pignatari. Ele, inclusive, não escondeu a alegria em ver a evolução tecnológica de Votuporanga no combate ao crime.
“O Detecta vai ajudar a combater os crimes e prender os criminosos porque, com a ajuda das câmeras e informações captadas por elas, será muito mais fácil chegar aos criminosos. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Criminalística estão trabalhando em conjunto e não darão brecha para a criminalidade. Os criminosos serão presos e vão pagar a pena pelos seus crimes”, frisou o parlamentar.
O sistema já está em operação e conta com diversas câmeras inteligentes instaladas na cidade, que fazem a leitura das placas dos veículos. Com isso, é mais fácil monitorar a movimentação e chegar aos criminosos, identificar veículos furtados e roubados, entre outros crimes.
Em entrevista ao A Cidade, o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, sargento Marcos Moreno, explicou como o sistema funciona. Uma de suas principais funcionalidades é a identificação de veículos roubados e furtados por meio de suas placas.
“Quando o veículo é produto de roubo ou furto sua placa já é cadastrada no Detecta e ao passar por uma de nossas câmeras inteligentes, ela dispara um alerta em nossa central e também nas unidades policiais. Os policiais militares, inclusive, possuem acesso por meio de seus celulares funcionais e ao receberem o alerta podem monitorar e interceptar o veículo”, pontuou o secretário.
Moreno explicou que essa funcionalidade ajuda duplamente no combate ao crime, primeiro porque ajuda na recuperação dos veículos e segundo ao ajudar a combater outras ações criminosas, já que os bandidos geralmente utilizam veículos roubados para a prática de crimes como assaltos, sequestros homicídios, etc.
“O Detecta irá ajudar a elucidar crimes e também a preveni-los. Em um caso de homicídio, por exemplo, ou até de assalto, se alguém conseguir anotar a placa logo conseguiremos monitorar o antes, o durante e o depois da prática criminosa, o que irá ajudar na identificação dos bandidos e no acompanhamento dele.
Saberemos por onde ele passou, qual a rota de fuga, etc. Trata-se de um grande avanço na área de segurança pública que foi pensado e colocado no Plano de Governo do nosso prefeito Jorge Seba e que agora conseguimos tirar do papel”, concluiu Marcos Moreno.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/forcas-de-seguranca-exaltam-o-programa-detecta-de-votuporanga-n76660
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco