Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/irritantes-quedas-de-energia-deixam-de-passar-em-branco-e-geram-indenizacao-em-votuporanga-n76558 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Irritantes, quedas de energia deixam de ‘passar em branco’ e geram indenização em Votuporanga
São vários os relatos de moradores irritados e com aparelhos queimados por conta das falhas; um deles conseguiu ressarcimento na justiça
As constantes quedas de energia em Votuporanga, que têm irritado e, principalmente, prejudicado as atividades comerciais e de serviços, já não estão mais “passando em branco”. Nesta semana, uma empresa seguradora conseguiu na justiça o direito de ser ressarcida após comprovar os prejuízos que sofreu em decorrência do problema em um de seus clientes.
A ação foi movida pelo Bradesco Companhia de Seguros. Um de seus clientes de Votuporanga possuía uma apólice que cobre danos elétricos ocorridos em bens de sua propriedade e, em outubro do ano passado, oscilações na rede de energia provocaram danos em diversos objetos elétricos.
Como ele possuía seguro, a seguradora o ressarciu imediatamente o seu cliente no valor de R$ 4,8 mil. Posteriormente a mesma acionou a justiça para receber da Neoenergia Elektro (companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em Votuporanga e região) os valores da indenização.
“A oscilação na tensão de energia elétrica, ainda que decorrente de descargas atmosféricas, constitui fortuito interno e está inserida no risco da atividade desenvolvida pela prestadora do serviço público. E nem se diga que as descargas atmosféricas, eventualmente causadoras dos danos, constituem caso fortuito ou força maior. A oscilação da tensão elétrica (quer ocorrida com tempo bom ou ocasionada por chuvas fortes e raios) é evento previsível para as concessionárias de energia elétrica e se inserem no risco da atividade por elas desenvolvida. Caberia à ré ter um sistema de segurança preventivo que evitasse as oscilações e quedas de energia em caso de falha interna no sistema de energia ou decorrente de intempéries, no entanto a ré não possui um sistema eficaz que prevenisse tais problemas na rede”, diz trecho da sentença proferida pelo juiz da 3ª Vara Cível de Votuporanga, Camilo Resegue Neto.
A indenização, então, foi fixada em R$ 4,8 mil acompanhada de juros de 1% ao mês, além das custas processuais. Mesmo que aparentemente irrisória, diante do porte da companhia de energia elétrica, a pena imposta mostra que situações como essas e que têm ocorrido com certa frequência em Votuporanga não irão passar impune, o que pode motivar a empresa e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Reclamações São vários os relatos de moradores, inclusive sobre aparelhos queimados por conta das falhas. “Caiu no mínimo duas vezes ao dia e também não está a voltagem correta, assim sendo certos equipamentos podem queimar”, contou Paulo Hidronergi. “Parece que não pode chover mais na cidade que ficamos à mercê dessas quedas de tensão. Absurdo”, observou Júnior Gentil.
A questão parece não ser somente em uma região, já que as reclamações surgem de vários bairros. “Ouvi uma senhora comentando que a geladeira dela queimou na quarta-feira (3) de manhã numa dessas quedas de energia’, relatou Arlete Mendes.
Em conversa recente com o A Cidade, o médico Luciano Melo contou que as quedas são constantes. “É toda semana e eu sou síndico, então quando cai todo mundo pensa que eu sou o responsável”, disse. Ainda segundo ele uma das quedas de energia demorou cerca de 30 minutos e prejudicou o trabalho de várias pessoas. “A moça que iria fazer uma geometria precisou desmarcar três e eu não consegui ir ao dentista. Uma vez ou outra, a gente entende porque podem acontecer falhas, mas toda semana?”, questionou o profissional da saúde.
Luciano direcionou a situação para alguns vereadores, que inclusive já tinham reclamado diretamente com a Elektro sobre o problema.
Outro lado Procurada pela reportagem do A Cidade, a Neoenergia Elektro não se manifestou até o fechamento desta edição.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/irritantes-quedas-de-energia-deixam-de-passar-em-branco-e-geram-indenizacao-em-votuporanga-n76558
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco