Cidade
Lar Recanto da Mãe atende 100 crianças de mais de 50 famílias em Votuporanga
O Lar Recanto da Mãe tem 56 famílias cadastradas, e para manter as ajudas em dia, o Lar conta com as doações recebidas
publicado em 05/08/2023
São 20 anos fazendo o bem em Votuporanga, que atualmente tem 100 crianças de 56 famílias beneficiadas (Foto: Arquivo)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Quando a questão é ajudar quem precisa, a entidade assistencial Lar Recanto da Mãe não mede esforços. São 20 anos fazendo o bem em Votuporanga, que atualmente tem 100 crianças de 56 famílias beneficiadas.
Izabel Friaza, coordenadora da entidade, explicou que o objetivo da instituição é prestar atendimento socioassistencial a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.
São desenvolvidas atividades de caráter filantrópico e beneficente, sem nenhuma distinção, seja de classe social, sexo, raça, cor, nacionalidade ou religião, “na busca da efetivação da fraternidade humana”.
Em média 100 crianças, de 0 a 15 anos que recebem doações de alimentos roupas, calçados, cobertores, itens de higiene pessoal, entre outros.
Localizada na rua Bororós, 107, no bairro São Damião, a entidade é presidida pelo dr. Luciano de Paula Figueira, que sempre está em busca de ajuda para o Lar, já que a entidade não recebe verbas públicas.
Diariamente, crianças/adolescentes participam de atividades, jogos educativos, aprendem sobre redação e praticam esportes, como tênis de mesa, por exemplo. O Lar também auxilia nas tarefas escolares e as crianças/adolescentes aprendem a fazer trabalhos manuais. “Como não temos profissionais contratados, nosso foco é mantê-los fora das ruas. Fazemos o que nos é possível”, contou Izabel.
Como qualquer meio da sociedade, a instituição sofreu com a pandemia. Depois foi necessária a junção de crianças/adolescentes e famílias. “Não houve outra maneira de prosseguir com as atividades sem acolher as famílias”, revelou a coordenadora.
O Lar Recanto da Mãe tem 56 famílias cadastradas, e para manter as ajudas em dia, o Lar conta com as doações recebidas. “Hoje o nosso trabalho é repassar para as famílias essas doações, manter o vínculo entre a instituição e as mesmas, auxiliando-as de forma mais ‘particular’ quando existe a necessidade”, esclareceu.
Por trabalhar com crianças e adolescentes, a entidade faz questão de realizar eventos em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras. “A grande maioria só comemora essas datas em tais eventos, portanto eles estarem conosco nos traz muita satisfação”, destacou.
Após constatarem as necessidades de famílias dos bairros São Cosme e São Damião, um grupo de amigos fundou o Lar Recanto da Mãe no dia 1º de julho de 1993. “Somos uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, sem cunho político ou partidário”, explicou Izabel.
O Lar está de portas abertas para quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido e busca sempre pessoas de bom coração que querem ajudar. As doações podem ser feitas na sede da instituição.
Diretoria
Presidente: Luciano de Paula Figueira
Vice-presidente: Edwaldo Magalhães
Secretário: Rodrigo Fogaça
Segundo-secretário: Bolton Herrera
Tesoureiro: Jair Batista de Oliveira
Segundo-tesoureiro: Jose Alberto Sebastião
Conselho Fiscal
Gilberto Santos
Manoel Eugênio Antunes
Maria José Antunes Francisco
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/lar-recanto-da-mae-atende-100-criancas-de-mais-de-50-familias-em-votuporanga-n76570