Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/medico-votuporanguense-alerta-para-cuidados-com-a-saude-em-meio-as-mudancas-climaticas-n76775 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Médico votuporanguense alerta para cuidados com a saúde em meio às mudanças climáticas
O Jornal A Cidade procurou o médico generalista do SanSaúde, Danilo Cruz, para falar sobre os cuidados com a saúde nesse período
Em meio a esse sobe e desce de temperatura em Votuporanga, o corpo é que mais sofre, principalmente quando se fala de pessoas com a imunidade mais baixa, como as crianças e idosos. De olho nesse cenário o Jornal A Cidade procurou o médico generalista do SanSaúde, Danilo Cruz, que é pós-graduado em geriatria e pós-graduando em cuidados paliativos, para falar sobre os cuidados com a saúde nesse período.
Segundo ele, quando essas mudanças climáticas acontecem de forma abrupta, seja queda de temperatura ou elevação levando ao calor extremo, o nosso organismo fica suscetível a alterações tanto fisiológicas, quanto patológicas e por isso devemos ficar atentos e redobrar os cuidados.
“Essas exposições (frio e calor) estão relacionadas ao agravamento de doenças, em especial as doenças respiratórias e cardiovasculares. Quando o tempo se torna frio e seco, por exemplo, é comum o surgimento ou intensificação de gripes, resfriados, alergias, bronquites, asma e até mesmo podendo levar a pneumonias. Pacientes com históricos de doenças cardíacas também devem redobrar os cuidados quando a mudança de temperatura passa do calor para o frio, de forma abrupta, isso porque a pressão tende a aumentar, podendo levar a uma crise hipertensiva, pois os vasos da nossa periferia, das nossas extremidades, “se fecham”, levando ao que a gente chama de uma vasoconstrição, para garantir que o sangue fique dentro de nosso corpo e com isso aconteça uma perda menor de calor”, explicou o profissional de saúde.
Já no cenário oposto, do frio para o calor, ainda segundo o médico, o sangue tende a ficar mais espeço, aumentando o risco de eventos cardioembólicos, ocorrendo alteração vascular com dilatação dos nossos vasos e a pressão tende a cair.
“Isso faz com que o esforço que o nosso coração necessita fazer para bombear o nosso sangue aumente, e aqueles que têm problemas cardíacos podem sofrear ainda mais com essa situação, levando a eventos agudos, além, principalmente, do maior risco de desidratação”, completou.
Questionado sobre como se precaver em situações como essa, o médico Danilo Cruz explicou que algumas ações “simples” podem ajudar a tornar esses efeitos menos nocivos.
“No frio é importante se agasalhar, ter uma alimentação adequada, ingerir bastante água e manter hábitos de vida saudáveis. O mesmo vale para o calor, manter os hábitos de vida saudáveis e principalmente redobrar a atenção com a hidratação, pois aumenta muito o risco de desidratação. Existem faixas etárias que sofrem mais com essas mudanças, no caso são as crianças e os idosos, que são mais suscetíveis a essas alterações fisiológicas e patológicas que podem ocorrer e assim devemos redobrar esses cuidados mencionados com essas duas faixas etárias”, concluiu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/medico-votuporanguense-alerta-para-cuidados-com-a-saude-em-meio-as-mudancas-climaticas-n76775
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco