Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/mulheres-esquecem-da-prevencao-e-carreta-do-hospital-do-amor-tem-baixa-procura-em-votuporanga-n76684 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Mulheres esquecem da prevenção e Carreta do Hospital do Amor tem baixa procura em Votuporanga
Mesmo oferecendo gratuitamente os exames de mamografia e papanicolau para detectar, respectivamente, o câncer de mama e do colo do útero
Estacionada em Votuporanga desde 28 de julho, a Carreta do Hospital do Amor de Barretos ainda apresenta uma baixa procura por atendimentos. Mesmo oferecendo gratuitamente os exames de mamografia e papanicolau para detectar, respectivamente, o câncer de mama e do colo do útero, as mulheres votuporanguenses parecem ter esquecido da importância da prevenção e não têm aproveitado a oportunidade.
O alerta foi feito pela enfermeira Tayrine Agrelli dos Santos, responsável pela Carreta, e pelo voluntário do Hospital do Amor, Antônio Carlos Curte, em entrevista à Cidade FM. Segundo eles, a baixa procura tem preocupado tendo em vista que um câncer descoberto precocemente tem 95% de chances de cura, enquanto que com um diagnóstico tardio as chances de cura caem para menos de 50%.
“A mamografia já detecta nódulos que não são palpáveis, do tamanho de um grão de areia. Quando o nódulo já é palpável, já estamos falando de um diagnóstico tardio, por isso que esse exame é muito importante. O atendimento é voltado para mulheres de 40 a 69 anos de idade e mesmo que ela ainda não tenha feito o agendamento, basta procurar o quanto antes sua unidade de saúde, pois ainda dá tempo de marcar e fazer o exame na carreta”, explicou a enfermeira.
Nos últimos dois anos em que a Carreta esteve em Votuporanga foram realizados 3.494 exames preventivos, dos quais cerca de 10% deram positivo para câncer. “Assim que a mulher passa pela carreta e o exame mostra alguma alteração, ela já é encaminhada para o tratamento”, completou Tayrine.
O assunto também foi tema de debate e desagravo na sessão da Câmara desta semana, onde a vereadora Sueli Friósi (Avante) fez um apelo pela conscientização das mulheres. Ela deu um “puxão de orelha” nas votuporanguenses para que elas não desperdicem essa oportunidade.
“Vocês não sabem como é difícil trazer a Carreta para a cidade, pois existe uma file imensa de municípios que querem ela em todo o Brasil, aí a gente consegue fazer ela vir para cá e as mulheres simplesmente não vão. Gente, esse é um exame caro se for fazer no particular e ele está sendo oferecido aqui de graça, não podemos desperdiçar essa oportunidade. Com essa baixa procura podemos até ter dificuldades para trazer a carreta futuramente, pois dá a entender que aqui as mulheres não estão precisando do atendimento”, desabafou a vereadora.
Na Carreta são realizados exames de mamografia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos e também exames de papanicolau para que tem de 25 a 64 anos. Nesta semana ela está estacionada na Praça São Bento e na semana que vem deve ficar no Parque da Cultura.
A ação seguirá no município até o final do mês de setembro e tem como objetivo agilizar o tempo de espera por exames de mamografia para pacientes que já estavam aguardando pelo procedimento. O itinerário contempla ainda o Consultório Municipal Dr. Walter Eleutério Rodrigues, no bairro São Cosme; Consultório Daniele Cristine Lamana, no Parque das Nações; estacionamento da Igreja Santa Joana, no Pozzobon; Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, no Vila Paes e Câmara Municipal.
As mulheres que estavam na fila aguardando pelo exame já foram comunicadas pela Secretaria da Saúde sobre o horário agendado na carreta e devem comparecer com os documentos necessários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Saúde: (17) 3405-9787. Lembrando que todos os atendimentos precisam ser pré-agendados nas unidades de saúde.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/mulheres-esquecem-da-prevencao-e-carreta-do-hospital-do-amor-tem-baixa-procura-em-votuporanga-n76684
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco