Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/saude-mental-pos-covid-psiquiatra-aponta-principais-queixas-e-orienta-sobre-tratamento-n76700 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Saúde Mental Pós-Covid: psiquiatra aponta principais queixas e orienta sobre tratamento
Dr. Fernando de Biazi Andreotti é médico psiquiatra do SanSaúde e relatou que cerca de 80% de pacientes recuperados apresente doenças neuropsiquiátricas
O médico psiquiatra do SanSaúde, dr. Fernando de Biazi Andreotti, apontou sobre os principais problemas enfrentados por pessoas após a Covid-19. O aumento de doenças neuropsiquiátricas veio de um cenário de perda de vidas e isolamento social, e hoje cerca de 80% de pacientes recuperados desenvolveram algum tipo de transtorno.
De acordo com o médico, estudos apontam que transtornos de humor e psicóticos aumentaram após a infecção, o que também gerou uma maior mortalidade em pacientes com transtornos psicóticos. No entanto, em relação às crianças, não foi observado um aumento nos transtornos psiquiátricos.
Fernando explicou que as pessoas mudaram seus hábitos de vida, desde sedentarismo, pelo medo de contaminação durante a pandemia, até mesmo no abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, contribuindo para um agravo e novos quadros de transtornos psiquiátricos.
“O aumento da ansiedade por exemplo, comum na pandemia, pode gerar vários transtornos que se relacionam com o mesmo”, complementou.
Ainda segundo ele, uma análise da prática atual de ambulatório psiquiátrico, também foi observado um aumento considerável nos transtornos ansiosos, assim como nos transtornos de humor e psicóticos.
Dentro disso Fernando de Biazi destacou as principais queixas identificadas, que são ansiedade; medo, incluindo o medo de sair de casa; ataques de pânico frequentes; anedonia (perda de interesse e prazer em atividades); nervosismo; abuso de álcool; aumento ou compulsão por comida; insônia e outros sintomas depressivos.
Ele também destacou que, durante a pandemia, muitos pacientes desenvolveram ataques de pânico relacionados ao medo de não conseguir respirar devido à infecção pelo vírus. Além disso, houve um aumento na mortalidade em pacientes com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.
Outras consequências mencionadas pelo Dr. Fernando incluem o aumento da hipervigilância interna em pessoas hipocondríacas e a piora de quadros de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). Por outro lado, o estresse diminuiu para algumas pessoas com dificuldades em interações sociais, devido ao isolamento.
O psiquiatra enfatizou a importância de buscar ajuda especializada para tratar os problemas de saúde mental. Segundo ele, o tratamento medicamentoso adequado e acompanhamento psicológico são fundamentais para a recuperação da maioria das pessoas afetadas.
Para aqueles que estão enfrentando sofrimento emocional, o médico encorajou a busca por ajuda profissional.
“Depois de vários meses de limitações causadas pela pandemia, foram necessárias diversas alterações para retomar as atividades e isso tem ocasionado um elevado grau de sofrimento mental, o qual tem impactado severamente os brasileiros. Esse quadro tem agravado ainda mais os índices já elevados de ansiedade, estresse e depressão, resultando em doenças e exaustão tanto física quanto mental. Por isso, busque ajuda. Você não está sozinho”, finalizou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/saude-mental-pos-covid-psiquiatra-aponta-principais-queixas-e-orienta-sobre-tratamento-n76700
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco