Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/votuporanga-recebe-o-programa-paralimpico-n76674 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga recebe o Programa Paralímpico
Técnicos do Governo do Estado de São Paulo participaram ontem da abertura da iniciativa em cerimônia no Ginásio Mário Covas
Cerimônia reuniu técnicos do Governo, o secretário municipal de Esportes, Marcelo Stringari, e profissionais de educação física (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Técnicos do Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias estaduais de Esporte e dos Direitos da Pessoa com Deficiência estiveram na terça-feira (15) em Votuporanga para a abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico. A cerimônia foi rezlizada no Ginásio Mário Covas, onde também irá acontecer a capacitação de profissionais da educação física da cidade e região.
Além dos representantes do Estado, o ato contou com a participação do secretário municipal de Esportes, Marcello Stringari, e dos vereadores Jezebel Silva e Professor Djalma (Podemos), que intermediaram a conquista junto ao Estado. O projeto tem como foco professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
“O governo do nosso prefeito Jorge Seba sempre foi muito inclusivo e que se preocupa com essa causa, basta ver que nós somos pioneiros no projeto com a natação para autistas, onde já estamos com 100 alunos e em breve teremos a capoeira e também o Jiu-jitsu. Quando recebemos o pedido do Professor Djalma para que buscássemos essa capacitação, não medimos esforços e tenho certeza que ela será de muita importância para Votuporanga e toda a região”, disse Stringari.
Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Atletismo, Futebol de cegos, Goalball, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado.
“O esporte tem que ser sinônimo de inclusão e nós precisamos buscar essas pessoas que não possuem condições de chegar até o esporte e levar o esporte até elas. Essa é uma de nossas principais preocupações e temos feito um trabalho intenso em cima desse fundamento”, concluiu o secretário municipal de Esportes. O A Cidade conversou também com a assessora de Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza Silva, que explicou o propósito do programa.
“Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de profissionais da educação física para que eles possam aprender a lidar com a pessoa com deficiência, pois muitas vezes o profissional tem receio de lidar com uma pessoa com deficiência por medo de machucar ou de agravar a deficiência dela, então esse curso vai fazer a capacitação para que eles tenham conhecimento sobre como agir de forma que cada vez mais pessoas com deficiência possam praticar esportes e conhecer as modalidades paraolímpicas. Talvez essa pessoa não se torne um atleta, mas irá ganhar qualidade de vida e se tornar um ótimo cidadão”, concluiu Geiza.
As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas. Até o momento, foram capacitados mais de 5.000 participantes em mais de 55 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Já em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 28 cidades.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/08/votuporanga-recebe-o-programa-paralimpico-n76674
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco