Para ressaltar o movimento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais desenvolve atividades no município
Apae promove ações em alusão ao Setembro Verde (Foto: Reprodução/Apae)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Todo dia é dia de inclusão das pessoas com necessidades especiais, no entanto existe um mês específico em que essa ação é mais destacada: o Setembro Verde. Para ressaltar o movimento a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga promove duas ações no município.
Entrevistada pela rádio
Cidade FM 94,7, a assistente social Tássia Santana, coordenadora de serviços de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias da Apae local, explicou que Setembro Verde surgiu em 2015, instituído pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo. “O movimento tem o intuito de mobilizar, sensibilizar e conscientizar toda a sociedade a rever e transformar os paradigmas que envolvem a pessoa com deficiência. Ele ressalta também a importância das políticas públicas para a pessoa com deficiência, fortalece as lutas, a defesa e a garantia dos direitos, valores e o respeito à pessoa com deficiência”, explicou.
A ação também promove a efetiva inclusão da pessoa com deficiência, fazendo com que todos os direitos previstos pela lei brasileira de inclusão sejam assegurados em todos os espaços.
Em Votuporanga, para destacar o Setembro Verde, a Apae promove algumas ações. Hoje, das 9h às 11h, na Concha Acústica, ocorre o “Pedágio Plante o Verde, levante esta bandeira e cultive a inclusão da Pessoa com Deficiência”. Na oportunidade, colaboradores e atendidos da instituição doarão mudas de plantas. “Estaremos levantando essa bandeira e fazendo a panfletagem em alusão ao Setembro Verde, que é o mês da inclusão da pessoa com deficiência”, contou Tássia.
Já na quarta-feira (20), às 19h, na Câmara Municipal, será realizado um evento voltado para todas os familiares de pessoas com necessidades especiais, profissionais da área e público em geral. A “Mesa de diálogos: Vivências em Respeito à Pessoa com Deficiência”, que é promovida em parceria com outras entidades que atendem pessoas com necessidades especiais.
Atualmente a Apae de Votuporanga atende 164 pessoas e suas famílias. São atendidos do município e também de cidades da região como Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Parisi e Sebastianópolis do Sul. “Convidamos toda a população para participar dessas importantes ações de conscientização”, concluiu a assistente social.