A eleição dos conselheiros tutelares do município ocorre no domingo (1) e jornal A Cidade conversou com todos os candidatos
A votação ocorre das 8h às 17h, no CEM Professor Faustino Pedroso, no San Remo (Foto: CMDCA)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Após mais de 30 dias de campanha, ocorre no domingo (1) a eleição para o Conselho Tutelar de Votuporanga. Treze candidatos disputam cinco vagas de titular para ganhar um salário de R$ 3.526,61. A votação ocorre das 8h às 17h, no CEM Professor Faustino Pedroso, no San Remo. O jornal A Cidade conversou com todos os pretendentes ao cargo.
A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Votuporanga (CMDCA). Os candidatos concorrem às cinco vagas de titulares e outras cinco de suplentes. Destes, cinco buscam à reeleição: Celma Lucia Fraga (Celma Fraga Psicanalista), Cléber de Lima Dias, Cristiana Aparecida de Souza Pereira, Osmair Francisco (Dica) e Renata Garcia Dias (Tia Rê).
Também estão no páreo Aline Procópio da Silva (Aline do Instituto Marcos Tito), Anny Santos Zirondi, Cintia Ferreira de Oliveira, Jaqueline de Campos, Maria José da Cruz Pereira (Pastora Maria José), Neusa Rossini de Carvalho (Neusa Carvalho Tikô), Paulo César Carrilho (Sargento Carrilho) e Rosa Helena Luiz (Professora Rosa Helena).
Os cinco conselheiros tutelares eleitos exercerão o mandato a partir de 10 de janeiro de 2024 até 9 de janeiro de 2028. Pela primeira vez, as urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições para o Conselho Tutelar. Serão 15 seções divididas por ordem alfabética dos eleitores.
Transporte
O CMDCA também disponibilizará transporte para o local de votação. Os veículos partirão das escolas municipais às 8h e às 13h, sendo que para quem mora na região do Monte Verde e do Pacaembu, os veículos sairão às 9h30 e às 14h, dos Cemeis “Vandira Figueira da Costa Zacarias” e “Luiza Giacomini”. Mais informações sobre os trajetos podem ser consultadas pelo telefone 3426 – 2600, na Secretaria Executiva dos Conselhos.
Qual a função do conselheiro tutelar?
Os conselheiros têm como atribuição fiscalizar se a família, comunidade, sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando para que todos esses cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal. Por isso, sua atuação é independente de qualquer esfera governamental, utilizando dela apenas estrutura necessária para execução dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Atendimento
O Conselho Tutelar de Votuporanga prestou mais de 10 mil atendimentos à população em 2022. O órgão tem como objetivo zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes e garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos.
Importância de votar
Em conversa com o A Cidade, o presidente do CMDCA, Douglas Lisboa, destacou que o Conselho Tutelar é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos e da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Considerando a importância para a sociedade, é muito importante a participação popular na escolha dos novos conselheiros tutelares do município de Votuporanga. Comparecer às urnas, localizadas na Escola Municipal Faustino Pedroso, amanhã, é uma responsabilidade social, cristã e cidadã de todos os eleitores. Muito embora o voto seja facultativo, é certo que a participação popular faz muita diferença no futuro de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Douglas lembrou que este ano, de forma inédita, a votação será realizada através de urnas eletrônicas, o que dará muito mais agilidade e dinâmica ao processo eleitoral. Serão ao todo 15 seções de votação. Na última eleição, eram apenas quatro. “Também houve mudança do local de votação. A escola Faustino Pedroso é totalmente acessível e de fácil acesso. Para exercer nossa responsabilidade social, cristã e cidadã é que o CMDCA convida toda população a conhecer os candidatos e escolher um deles para votar amanhã”, convidou o presidente.
Aline do Instituto Marcos Tito
Idade: 35 anos
Profissão: coordenadora do Instituto Marcos Tito
Mora no bairro: Comerciários, zona Leste
Qual o principal papel de um conselheiro?
Zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do Adolescente definidos no ECA.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Eu não tenho acompanhado o trabalho dos conselheiros, mas acredito que relativamente sim, mas pode e deve ser melhorado cada vez mais.
O que pretende fazer caso eleita?
Cumprir fielmente a luta em garantir os direitos da criança e do adolescente estabelecidos no ECA, colocando em prática as atribuições do Conselho Tutelar.
Anny Zirondi
Idade: 38 anos
Profissão: captadora de recursos
Mora no bairro: Centro
Qual o principal papel de um conselheiro?
Zelar pelos direitos e proteção das crianças e adolescentes
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim, mas sempre pode melhorar. Renovação é preciso.
O que pretende fazer caso eleita?
Humanizar os atendimentos, continuar fortemente a lutar pelos direitos das crianças e adolescentes e fazer valer a proteção e segurança que nossas crianças e adolescentes merecem.
Celma Fraga Psicanalista
Idade: 47 anos
Profissão: psicanalista
Mora no bairro: Pozzobon, zona Norte
Qual o principal papel de um conselheiro?
O principal papel do conselheiro é a conciliação dos direitos da criança e do adolescente e a responsabilidade dos responsáveis por estes, uma vez que existe uma linha tênue entre ambos assuntos. E acaba acontecendo conflito de interesse onde não deveria existir.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim. Porém entendo que a população não vê desta forma, uma vez as crianças são ensinadas que o Conselho Tutelar é um bicho papão, pois os pais sempre dizem que o (CT) vai te pegar, vou entregar você para o CT, etc.
O que pretende fazer caso eleita?
Melhorar a comunicação do Conselho Tutelar e os demais órgãos de garantia de direito, pois acredito que a nossa comunicação tem muito a melhorada em benefício da criança e do adolescente.
Cintia Oliveira
Idade: 47 anos
Profissão: professora de educação infantil
Mora no bairro: Belo Horizonte II, zona Norte
Qual o principal papel de um conselheiro?
Temos a missão de atender as crianças e os adolescentes, protegendo e zelando pelo cumprimento de seus direitos quando ameaçados.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Acredito que buscam atender da melhor maneira.
O que pretende fazer caso eleita?
Me dedicar e aprender ao máximo como atender com amor para que os problemas sejam resolvidos da melhor forma.
Cleber Dias
Idade: 32 anos
Profissão: conselheiro tutelar
Mora no bairro: Vila Recanto das Águas, zona Norte
Qual o principal papel de um conselheiro?
O principal papel do conselheiro tutelar é seguir o Estatuto da Criança e do Adolescente, para que não haja distorções de suas atribuições, e sendo assim tenha êxito na proteção de crianças e adolescentes.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim. Como Conselheiro Tutelar digo que temos nos empenhado para garantir o direito de crianças e adolescentes, por intermédio de averiguar denúncias de maus tratos, requisitar serviços na educação, saúde, fazer encaminhamentos das famílias que necessitam, etc.
O que pretende fazer caso reeleito?
Caso eleito darei continuidade ao trabalho que tenho feito em prol das crianças e adolescentes, como atendimentos, acompanhamentos e orientações, sem medir esforços para proteger crianças e adolescentes que são vítimas de algum tipo de maus tratos.
Cristiana Pereira
Idade: 45 anos
Profissão: educadora social
Mora no bairro: São João, zona Sul
Qual o principal papel de um conselheiro?
Creio que o principal papel de um conselheiro tutelar é zelar pelo cumprimento de direitos de nossas crianças e adolescentes, somado com o foco de garantir a total prioridade na efetivação de direitos.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim, pois o Conselho Tutelar de Votuporanga conta hoje com toda estrutura necessária para prestar um relevante serviço a toda população, como equipamentos, veículos e servidores municipais, somado ainda com o total apoio do poder público.
O que pretende fazer caso reeleita?
Dar continuidade ao trabalho que venho desenvolvendo por dois mandatos consecutivos, sempre prezando pelo fortalecimento na rede de garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, como vagas em creche e escolas de período integral, atuação na saúde e no social.
Jaqueline Campos
Idade: 35 anos
Profissão: pedagoga
Mora no bairro: Vila São Vicente (região central)
Qual o principal papel de um conselheiro?
Para mim, o principal papel do conselheiro é garantir que a lei (ECA) seja cumprida no que diz respeito a proteção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Eu reconheço o trabalho realizado pelos conselheiros atuais e acredito que eles têm desempenhado um papel importante na nossa comunidade. No entanto, tenho uma visão clara sobre melhorias que podem ser implementadas para fortalecer ainda mais a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes.
O que pretende fazer caso eleita?
Pretendo exercer essa função com dedicação, estou comprometida em trazer novas perspectivas, ideias e soluções para garantir um trabalho eficiente e abrangente, buscando sempre priorizar os interesses das crianças e dos adolescentes.
Pastora Maria José
Idade: 63 anos
Profissão: aposentada – pastora evangélica
Mora no bairro: São Damião, zona Leste
Qual o principal papel de um conselheiro?
Atender crianças e adolescentes com direitos violados.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim, e acredito que poderemos fazer mais.
O que pretende fazer caso eleita?
Em primeiro lugar, conhecer as demandas do município a partir de um Órgão Municipal, pois como Igreja eu já atendo há muito tempo.
Neusa Tikô
Idade: 62 anos
Profissão: aposentada
Mora no bairro: Cidade Nova, zona Sul
Qual o principal papel de um conselheiro?
No meu ponto de vista, é o de proteger as crianças e adolescentes dos perigos que enfrentam diariamente, assegurando um futuro seguro e digno.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Como candidata, não posso avaliar o trabalho atual dos conselheiros, mas estou comprometida em fazer a diferença.
O que pretende fazer caso eleita?
Meu compromisso é fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, protegendo e amparando aqueles em situação de vulnerabilidade.
Osmair Francisco – Dica
Idade: 66 anos
Profissão: conselheiro tutelar
Mora no bairro: Chácara Aviação, zona Oeste
Qual o principal papel de um conselheiro?
O principal papel de um conselheiro é atender todos os casos envolvendo a criança e o adolescente, fazer todos os encaminhamentos necessários e fazer o acompanhamento de cada caso.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim, pois nós conselheiros que estamos atuando, somos todos capacitados para um bom atendimento, não faltando empenho para um bom atendimento.
O que pretende fazer caso reeleito?
Ser eu for reeleito, estarei atento e fazendo um bom trabalho como sempre fiz durante esses 13 anos que estou exercendo a função de conselheiro tutelar.
Sargento Carrilho
Idade: 53 anos
Profissão: aposentado pela Polícia Militar
Mora no bairro: Park Residencial Colinas, zona Norte
Qual o principal papel de um conselheiro?
O Conselho Tutelar deve refletir seu compromisso genuíno em proteger os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes. Isso inclui a luta contra a violência, abuso, negligência e todas as formas de ameaça que possam impactar negativamente a vida das jovens gerações, buscando sempre por um futuro mais seguro, saudável e promissor.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Acredito que não. Por diversas vezes escutamos reclamações da população, de algumas entidades que ao solicitarem o Conselho Tutelar da nossa cidade, esse não cumpre o seu dever. Sabemos que a função do Conselho Tutelar consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, porém muitos só querem o cargo, mas não querem trabalhar.
O que pretende fazer caso eleito?
Fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes de nossa comunidade, protegendo, cuidando e garantindo os seus direitos. Minha experiência na Polícia Militar me capacitou para enfrentar os desafios do Conselho Tutelar de maneira eficaz.
Renata Garcia – Tia Rê
Idade: 40 anos
Profissão: Conselheira Tutelar
Mora no bairro: Boa Vista II, zona Oeste
Qual o principal papel de um conselheiro?
Ser conselheira tutelar nada mais é que exercer a nobre função de zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes. É uma função que nos exige vocação, compromisso, responsabilidade e empatia, pois lidamos com vidas em diversas situações.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Sim. Estou um ano e seis meses como conselheira tutelar e digo: a missão não é fácil, é preciso ter vocação para ser uma conselheira tutelar atuante.
O que pretende fazer caso eleito?
Me empenhar como conselheira tutelar e continuar trabalhando em prol das crianças e adolescentes.
Professora Rosa Helena
Idade: 58 anos
Profissão: professora
Mora no bairro: Santa Luzia (região central)
Qual o principal papel de um conselheiro?
O principal papel é a dedicação exclusiva com as crianças e adolescentes. Realizar o trabalho com respeito quando receber denúncias que seus direitos foram violados, incluindo: violência física, psicóloga, sexual, abandono, ausência de cuidados, evasão escolar.
Você acha que hoje o Conselho Tutelar de Votuporanga faz um bom trabalho?
Se esforçam, porem todos lugares existem falhas que podem ser sanadas através do trabalho em equipe.
O que pretende fazer caso eleita?
Atender, orientar, acompanhar todos os casos com presteza, ouvir as reclamações com respeito as famílias. E principalmente requisitar do poder público uma equipe multidisciplinar para os alunos matriculados nas instalações de ensino que necessitam e aguardam na fila de espera por uma consulta, prevenindo a evasão escolar e facilitando seu processo de aprendizagem.