O município mais uma vez figura entre as primeiras cidades do Brasil quando o assunto é educação
A educação da cidade é considerada uma das melhores do país (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Amanhã, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Alfabetização, e Votuporanga comemora o nível da educação oferecida no município, considerada uma das melhores do Brasil de acordo com alguns rankings.
A cidade, inclusive, é chamada também de capital da educação, graças à moderna infraestrutura de seu setor educacional que contempla, além das escolas municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio, das escolas técnicas e tecnológicas.
O município tem ainda um grande sistema de educação superior, com o Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), que abriga dois campi: a Cidade Universitária e o campus centro, com mais de 7 mil alunos e 33 cursos de graduação nas áreas de Biológicas e Saúde, Exatas e Tecnológicas, Humanas e Sociais; a Faculdade Futura, com cursos em diversas áreas; e a Fatec (Faculdade de Teologia e Ciências).
O município mais uma vez figura entre as primeiras cidades do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), que divulgou os resultados da 4ª edição do estudo. Em Acesso à Educação, a Votuporanga ficou em primeiro lugar, apresentando bom desempenho em todos os indicadores que compõem o pilar, com destaque nos números referentes ao ensino infantil e fundamental.
O pilar Educação é um dos que integram a dimensão Sociedade, no estudo do CLP. E, mais uma vez, Votuporanga ficou em segundo lugar. O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local.