O encontro é promovido pela a Apae, Afupace – Recanto Tia Marlene e Idav (Foto: Reprodução/Apae)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais uma ação em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à inclusão das pessoas com necessidades especiais, será realizada hoje em Votuporanga. A “Mesa de diálogos: Vivências em Respeito à Pessoa com Deficiência” ocorre às 19h, na Câmara Municipal.
O encontro de hoje é promovido pela a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga, Afupace (Associação Fraterna da União de Pais e Amigos das Crianças Especiais) – Recanto Tia Marlene e Idav (Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga).
As palestrantes da noite serão Edna Rita de Oliveira Freitas, delegada da Delegacia da Mulher de Votuporanga, Caio Freitas, jovem aprendiz do Senac, Flávio Henrique Nuevo Benez dos Santos, médico e diretor técnico do Lucy Montoro de Fernandópolis, e Sirlene Rodrigues, coordenadora estadual de famílias da Federação das Apaes do Estado de São Paulo.
A primeira ação do Setembro Verde na cidade ocorreu no último sábado, na Concha Acústica, o “Pedágio Plante o Verde, levante esta bandeira e cultive a inclusão da Pessoa com Deficiência”. Na oportunidade, colaboradores e atendidos da instituição doaram mudas de plantas e fizeram panfletagem sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais.
O Setembro Verde busca mobilizar, sensibilizar e conscientizar toda a sociedade a rever e transformar paradigmas que envolvem a pessoa com deficiência; ressaltar a importância das políticas públicas para a pessoa com deficiência; fortalecer a luta, a defesa e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência; valorizar e respeitar a pessoa com deficiência em condições de igualdade; e promover a efetiva inclusão social da pessoa com deficiência, fazendo com que todos os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão sejam assegurados em todos os espaços.