Nomes experientes nas áreas da Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos participam do encontro
Faculdade Futura realiza III Simpósio de Gestão e Negócios (Foto: Futura)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o tema “Estratégias e Inovação – Atuais desafios para a gestão moderna”, a Faculdade Futura de Votuporanga realiza a terceira edição do Simpósio de Gestão e Negócios. O evento, que ocorre no Sebrae, começou ontem e termina hoje, sempre a partir das 19h.
O encontro conta com 20 horas complementares e é destinado aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, bem como à comunidade externa.
Especial
A primeira palestra foi especial, já que o palestrante é egresso da Futura: Evandro Azevedo. Ele discorreu sobre o tema “Do Planejamento à Ação: Como Executar com Excelência sua Estratégia de Crescimento”. Ele é Graduado em Administração pela Faculdade Futura; pós-graduado em Gestão Pública, MBA em Controladoria de Empresas, MBA Auditoria (Cursando). Tem ainda Cerificado CPA-10, Certificado Ancord (ambas cerificações do Mercado Financeiro); experiência de sete anos como Servidor Público do Estado de São Paulo, seis anos como concursado no Conselho Regional de Administração de São Paulo no cargo de analista, atuou também como assessor de investimentos. Atualmente é Gerente de Planejamento e Orçamento do Grupo Tarraf, no setor imobiliário, fundador da Finkor Brasil, empresa especializada em consultoria financeira e empresarial, e Franqueado da Grãos e Cia.
Em sua palestra ele se preocupou em guiar empreendedores e empresários no processo de traduzir estratégias de crescimento em ações tangíveis e bem-sucedidas. Ele abordou a importância do planejamento estratégico empresarial sólido, destacando como identificar objetivos claros, definir metas mensuráveis e escolher as táticas e ações mais adequadas para alcançá-los. Além disso, discutiu a importância de monitorar o progresso e adaptar estratégias conforme necessário para superar desafios ao longo do caminho, executando com excelência a estratégia de crescimento da empresa.
Sobre o evento em si, Evandro entende que encontros como o Simpósio são fundamentais para os alunos e empreendedores aspirantes por várias razões. Primeiro, eles oferecem acesso a conhecimentos práticos e experiências de pessoas que já enfrentaram desafios semelhantes no mundo dos negócios. “Isso ajuda a encurtar a curva de aprendizado e evitar erros comuns. Além disso, proporcionam oportunidades de networking valiosas, permitindo que os participantes se conectem com outros empreendedores e estabeleçam contatos importantes”, disse.
O egresso da Futura ressaltou também a importância da instituição de ensino na sua vida. “Fazer um curso de nível superior foi um divisor de águas na minha vida, pois abriu minha mente para um mundo totalmente novo, cheio de possibilidades. Hoje tenho um sentimento de gratidão pela Faculdade Futura, porque ela me possibilitou alcançar um sucesso profissional me dando uma excelente base de formação. Iniciei o curso de Administração em 2009 e terminei em 2012. Já são 11 anos de formado, consegui ser Gerente de Panejamento Financeiro em uma das maiores incorporadoras do interior paulista, a Fundador da Finkor Consultoria, e com uma loja de alimentação saudável, olho para trás e vejo que se eu não tivesse o conhecimento adquirido na Futura, eu não conseguiria ter tudo isso”, revelou.
Com o tema “Como Criar Startups que Transformam Mercados", Guilherme Gustavo Lui foi o segundo palestrante da noite de ontem. Ele é consultor de negócios em marketing e inovação pelo Sebrae. É formado em administração de empresas pela Universidade Estadual de Londrina-PR; tem especializações em Economia Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana-PR; Gestão de Marketing pela FGV e inovação e negócios pela Unopar. São mais de 10 anos como consultor empresarial para micro e pequenas empresas com gestão de projetos, inovação, startup e atendimento direto em Marketing.
A primeira palestra de hoje será sobre educação fiscal, com Paulo Sérgio Cláudio, que é auditor Fiscal da Receita Federal e Delegado da Receita Federal de São José do Rio Preto.
O Simpósio será encerrado com a palestra “Como se preparar para uma carreira internacional”, com José Carlos Scalzo. Ele tem MBA Escola de Administração de Negócios da Fundação Getúlio Vargas, 1991; Bacharelado Escola de Economia da Universidade de São Paulo, 1989; Pós-graduação Stricto Sensu – Instituto de Física Teórica de São Paulo (Unesp) – Super Simetria e Modelos Quânticos Relativísticos, 1986; Bacharelado Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, 1984.
Scalzo tem 18 anos de experiencia internacional atuando na matriz global de Grupo multinacional em Nova York e Saint Louis em diversas posições relacionadas as áreas de Controladoria, Consolidação Informes Financeiros, Planejamento e Finanças, Auditoria, Reestruturação Societária e Relatórios SEC.
Tem ainda 13 anos de experiencia atuando na matriz global de Grupo multinacional em São Paulo em diversas posições relacionadas as áreas de Controladoria, Consolidação de Informes Financeiros, Análise de Negócios, Implementação sistemas integrais de gestão a nível global, Reestruturação Societária e de Negócios e Preparação IPO. O profissional tem dois anos de experiencia atuando em instituição financeira, na construção de modelos macroeconômicos.
Importância do Simpósio
Sileno Marcos Araujo Ortin, docente e coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Futura, destaca que diante da necessidade apresentada pelo mercado gestor, a Faculdade Futura, na busca por conhecimento e disseminação dos saberes, promove mais esse Simpósio. “O evento tem como justificativa a apresentação de assuntos contemporâneos e atrelados com a prática de mercado contemplada para cada uma das áreas de estudos, ou seja: estratégia empresarial; inovação; startup; educação fiscal; e desenvolvimento de carreira internacional”, explicou.
O gestor da Futura, Tiago Moreno, aponta que esse tipo de evento é de extrema relevância para formação do aluno, dando a oportunidade do acadêmico conhecer renomados profissionais e sua atuação, sem esquecer da questão dos temas inovadores, possibilitando um olhar crítico e reflexivo para a abrangência profissional. “A Futura tem também se preocupado em discutir temas com a comunidade, priorizando e ampliando novos debates e soluções para os enfrentamentos na área organizacional”, disse.