No Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21), a Saev Ambiental realizou um evento especial na praça da Concha Acústica, no Centro da cidade
Saev Ambiental realizou um evento especial no Dia da Árvore (Foto: Saev)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Saev Ambiental realiza várias ações essa semana em Votuporanga. Aproveitando a ocasião, o presidente da autarquia, Gustavo Vilela, conversou com o jornal A Cidade sobre as ações de preservação do meio ambiente no município.
A cidade conta com três Ecotudos: Norte, Sul e Oeste: pontos de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar, abertos diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. É uma solução para reduzir o descarte irregular desses materiais em vias públicas e terrenos baldios, que geram problemas, como enchentes e de saúde pública.
A ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado. São dois sistemas, a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Aparecido Polidoro”, na zona rural do município, e a Estação de Tratamento de Esgotos “Antônio Fiorentino”, no distrito de Simonsen. Hoje, a ETE trata 140 litros de esgoto por segundo, devolvendo água limpa e tratada para a natureza.
Com o propósito de oferecer lazer e turismo que promovam a valorização do meio ambiente, além de despertar práticas sustentáveis, a Saev Ambiental conta com a Casa do Bosque, que faz parte do Centro de Apoio e Educação Ambiental do Bosque “Maximino Hernandes”, localizado na avenida Vale do Sol. Um local ideal também para quem é apaixonado por trilhas ecológicas. A visitação é gratuita. “Vale ressaltar que a Casa do Bosque é o único fragmento de Mata Atlântica preservado da área urbana de Votuporanga”, destacou Gustavo.
A Saev faz a Coleta de Resíduos Mistos e Coleta Seletiva nos bairros de Votuporanga, no distrito de Simonsen e na Vila Carvalho. A ação incentiva os moradores a separarem seus resíduos, de forma que os orgânicos sejam colocados em um saco de lixo fechado e amarrado, enquanto os materiais que podem ser encaminhados à reciclagem devem estar em um saco transparente aberto ou em caixas de papelão.
Já o Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” é espaço reservado para que a população de Votuporanga usufrua de momentos de lazer e entretenimento junto à natureza. O local abriga ainda o Viveiro de Mudas, que fornece gratuitamente várias espécies de mudas por mês à população, por meio de projetos de arborização urbana e reflorestamento ambiental.
O Disque Árvore é um serviço gratuito de plantio de árvores nas calçadas. As mudas são produzidas no Viveiro instalado no Horto Florestal. A Saev desenvolve ainda o programa Adote o Verde, iniciativa que procura estabelecer parcerias entre o Poder Público e pessoas físicas ou jurídicas para manutenção de espaços, como praças, canteiros e avenidas.
Dia da Árvore
Ontem, no Dia da Árvore, a Saev realizou um evento especial na praça da Concha Acústica, com espetáculo teatral, presença do Saevinho e doação de mudas. Estudantes de escolas municipais participaram da ação.