Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/09/pequena-bebeka-de-votuporanga-busca-ajuda-para-eliminar-cancer-n77076 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Pequena ‘Bebeka’, de Votuporanga, busca ajuda para eliminar câncer
A menina votuporanguense luta contra um câncer e precisa da solidariedade da população para arcar com as despesas
Ana Rebeka Saraiva Barbosa tem 3 anos e 7 meses de vida (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Os últimos meses da pequena Ana Rebeka, ou “Bebeka”, como é conhecida das redes sociais, não tem sido fáceis, no entanto, com o auxílio da família, ela segue lutando por dias melhores. A batalha é contra um blastoma, um tipo de câncer que surge nas células em desenvolvimento e geralmente afeta crianças. Apesar do tratamento ser feito na rede de saúde pública, há muitos custos, por isso os pais da menina votuporanguense estão em busca de ajuda.
Ana Rebeka Saraiva Barbosa tem 3 anos e 7 meses de vida. É filha de Sidmar Barbosa e Jéssica Saraiva, moradores do bairro Palmeiras 1, na zona Oeste da cidade. O pai é vendedor externo de produtos de limpeza e a mãe, dona de casa, que nos finais de semana faz bolos para vender.
Em conversa com a reportagem do jornal A Cidade, Jéssica explicou como tudo começou. A batalha foi iniciada em 2022, na busca por saber o que afetava a saúde da criança. Depois de passar por vários atendimentos, Ana foi examinada em São José do Rio Preto, onde descobriu a doença. “Em setembro, ela teve a primeira consulta em Rio Preto e foram solicitados diversos tipos de exames. Já em 30 de dezembro, saiu o resultado do exame de imagem e constatada massa no abdome, que aparentemente era maligna. Depois de uns dias foi realizada a biopsia que comprovou”, explicou a mãe.
No dia 23 de janeiro deste ano, a família foi informada que Ana tem um blastoma na pélvis. Na mesma data, já foram iniciadas as sessões de quimioterapia. Desde então, a vida da mãe e do pai mudaram. “No início, foi complicado descobrir o que era, mas depois foi descoberto um tumor maligno de 10 centímetros, o que era muito grande para uma criança da idade dela”, revelou.
Hoje, mãe e pai vivem focados no tratamento da filha. Os gastos, no entanto, são muitos, e a família tem dificuldade para arcar com tudo. Ana usa muitas fraldas, necessita de produtos de higiene, existe também a alimentação, um hidratante que ela usa (sem perfume), entre outros gastos. “O que meu esposo e eu ganhamos não dá. Nós temos mais dois filhos, então é complicado. Para ajudar, nós realizamos rifas”, contou.
As sessões de quimioterapia são em Rio Preto, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM). No início os pais também gastavam com transporte. Hoje, eles utilizam o transporte da Secretaria Municipal da Saúde, porém, em casos de urgência, é necessário utilizar carro próprio, portanto mais gastos. “O tumor é inoperável. Até o final do ano, termina o protocolo de sessões, então serão feitos outros exames para sabermos a situação”, disse.
Como ajudar
Jéssica e Sidmar fazem de tudo para que não falte nada. Atualmente a solidariedade é o que tem ajudado à família. Sempre que possível, eles promovem rifas, e a mãe faz bolos para vender. “Não tem sido fácil, mas nós seguimos e contamos com a ajuda de todos”, acrescentou. As pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com Jéssica e obter mais informações por meio do telefone (17) 99231 – 4438. Também é possível colaborar por meio do PIX (chave celular): 17 99231 – 4438, em nome de Jéssica Saraiva.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/09/pequena-bebeka-de-votuporanga-busca-ajuda-para-eliminar-cancer-n77076
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco