Com 29 casos de Caxumba já confirmados neste ano, Secretaria da Saúde realizará um plantão de vacinação no sábado
Secretaria da Saúde realizará um plantão de vacinação (Foto: Agência Brasil)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Com 29 casos de Caxumba já confirmados neste ano, e uma vacinação bem abaixo da meta, a Secretaria da Saúde de Votuporanga marcou um plantão de vacinação para este final de semana. Neste sábado (16), cinco unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 16h, para atualização da caderneta de vacina voltada para todos os públicos.
A Caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, que se espalha por meio de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fraqueza e, mais notavelmente, o inchaço das glândulas salivares, que se encontram perto das orelhas e abaixo da mandíbula. Este inchaço característico é o que distingue a caxumba de outras infecções virais.
A doença é altamente contagiosa e pode se espalhar facilmente em ambientes onde as pessoas estão próximas umas das outras, como escolas, creches e locais de trabalho. Portanto, medidas preventivas, como a vacinação, são de extrema importância.
Uma das vacinas disponíveis no plantão deste sábado é justamente a tríplice viral, única forma de prevenção contra a Caxumba, Rubéola e Sarampo. Conforme levantamento feito pelo A Cidade junto à Pasta, neste ano ainda não foram registrados nenhum caso das outras duas doenças, mas é importante manter o alerta.
Em 2020 foram registrados dois casos de Sarampo e em 2019, 25. Não houve o registro de casos de Rubéola na cidade nos últimos cinco anos. A vacina Tríplice Viral está indicada para as pessoas nascidas a partir de 1960 e está no calendário de vacinação da criança com 12 e 15 meses.
Em virtude dos casos de sarampo que voltaram a ser registrados no Brasil a partir de 2018, também passou a ser necessária uma dose de intensificação da vacina para crianças de 6 a 11 meses. Desta forma, adultos com idade até 29 anos precisam estar imunizados com duas doses e acima de 30 anos, ao menos uma dose. Para profissionais de saúde, a orientação é que tenham o esquema vacinal composto por duas doses, independente da idade.
A vacina Tríplice Viral está disponível em todas as Unidades de Saúde durante o ano todo, mas, mesmo assim, a cobertura está abaixo da meta do Ministério da Saúde. Até o momento, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, 89,58% do público-alvo já foi imunizado com a primeira dose e 87,05% com a segunda.
Plantão
Justamente para melhorar esses índices é que será feito o plantão neste sábado (16). Além das vacinas do calendário de rotina também estarão disponíveis imunizantes contra Influenza e Covid, para todas as idades.
As doses estarão disponíveis nos seguintes Consultórios Municipais: "Dr. Danilo Alberto Vicente Medeiros" (Vila América); “Dr. Jamilo Elias Zeitune” (Vila Paes); “Dr. Jerônimo Figueira da Costa Neto” (Jardim Marin); “Dr. Ruy Pedroso” (Palmeiras); “Josephina Pirotello Pesciotto” – Dona Nina (Pozzobon); além de um posto volante que será montado no Parque da Cultura.
A vacina contra o vírus da Influenza, por exemplo, é trivalente, portanto, protege contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o Influenza B. A campanha segue na reta final e em busca de atingir os 95% de cobertura vacinal proposto pelo Ministério da Saúde.