A empresa pioneira no mundo ótico na cidade abriu as portas de seu maior tesouro para a população: o seu laboratório
Os diretores da A Joia, Elza Mara Pignatari Pinzan e Vitor Pignatari Pinzan, e o técnico ótico, Emerson Capozi (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
No coração de Votuporanga, a "A Joia Ótica e Relojoaria" celebra 71 anos de tradição e sucesso, marcando sua história como uma instituição de referência na cidade. Como parte das comemorações desse marco significativo, a empresa abriu as portas de seu laboratório, um tesouro escondido, que é o epicentro de sua inovação e eficiência.
O convite para que todos possam conhecer o processo de produção partiu dos diretores da empresa, Elza Mara Pignatari Pinzan e Vitor Pignatari Pinzan, além do técnico ótico, Emerson Capozi, em entrevista à
Cidade FM.
“Nosso laboratório ótico está aberto para todos, quem tiver curiosidade pode nos visitar, pode ir lá a hora que quiser que será muito bem recebido, inclusive para estudantes de medicina que quiserem seguir a área de oftalmologia, enfim, todos que quiserem conhecer, A Joia está sempre de portas abertas para todo mundo”, disse Vitor.
Pioneira na cidade, a “A Joia” tem sido uma presença constante na vida dos moradores de Votuporanga, estabelecendo-se como um baluarte de confiança e qualidade no setor. Desde então, a empresa tem continuamente buscado maneiras de atender às crescentes demandas de seus clientes e se destacar no mercado.
Uma das inovações mais notáveis da empresa é a sua capacidade de fabricar lentes oftálmicas através do processo de surfaçagem, tornando-se a única ótica na região a dominar essa tecnologia.
“Meu pai (o saudoso Domingos Pignatari) trouxe a surfaçagem para Votuporanga na década de 60, mas muita gente não sabe que aqui em Votuporanga só a ‘A Joia’ tem a fabricação própria de lentes. Temos equipamentos moderníssimos e estamos sempre investindo em tecnologia para oferecer o melhor para os nossos clientes”, disse Elza.
A surfaçagem permite a produção de lentes de alta qualidade de forma mais rápida e econômica, proporcionando aos clientes óculos sob medida em um curto espaço de tempo.
“Com a fabricação própria os óculos saem muito mais baratos para o cliente. A maioria das óticas não possui o laboratório de surfaçagem, mas sim o de montagem, ou seja, elas compram as lentes prontas e depois montam. Nós, ao contrário disso, compramos o bloco bem mais em conta e fabricamos a própria lente e é importante salientar isso, pois economizamos um processo lá na indústria e isso reflete direto no preço ao consumidor final”, completou Vitor Pignatari.
O laboratório da "A Joia Ótica e Relojoaria" é uma verdadeira joia tecnológica, equipado com maquinário de última geração e uma equipe altamente treinada de técnicos especializados.
“A surfaçagem nada mais é do que pegar o bloco bruto e fazer todo o processo para aplicar o grau nesse bloco. Antigamente isso era feito aqui de forma manual, em um torno, mas agora nós já temos um equipamento de alta tecnologia que faz todos os cálculos e realiza a produção com uma precisão incrível e um acabamento ainda melhor. Além disso, tem a questão de agilidade, uma lente simples multifocal hoje que muitas óticas levam de cinco a dez dias para entregar, nós conseguimos finalizar no mesmo dia”, disse Capozi.
Esse investimento em tecnologia e conhecimento tem permitido à empresa manter sua reputação de excelência na produção de lentes e na montagem de óculos.