Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/a-um-ano-das-eleicoes-votuporanga-tem-apenas-dois-partidos-com-diretorios-n77177 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
A um ano das eleições, Votuporanga tem apenas dois partidos com diretórios
As duas siglas são as únicas que possuem diretórios definitivos, os outros sete partidos ativos no município são comandados apenas por comissões provisórias
Faltando pouco menos de um ano para as eleições municipais de 2024, apenas dois partidos em Votuporanga possuem a “segurança” de que não sofrerão interferências externas em suas decisões sobre coligações e candidaturas: o PT e o MDB. As duas siglas são as únicas que possuem diretórios definitivos, os outros sete partidos ativos no município são comandados apenas por comissões provisórias.
Para quem acompanha a política há mais tempo não há grande diferença entre as duas formas de composição partidária, já que ambas representam a legenda no município e estão aptas a lançar candidaturas. Porém, segundo o advogado votuporanguense especialista em direito público, Jerônimo Figueira da Costa, os diretórios possuem mais autonomia na tomada de decisões já que foram eleitos por meio de votação entre os filiados para um mandato com tempo fixo, e só podem ser destituídos mediante o devido processo legal.
Já as comissões provisórias, como o próprio nome já diz, ocupam a direção do partido por tempo determinado e estão suscetíveis a intervenções do diretório estadual e nacional da legenda a qualquer momento. “O diretório tem uma segurança, uma estabilidade garantida pela legislação eleitoral, as comissões não, a qualquer tempo a comissão executiva do diretório estadual pode mudar e designar outra, sem qualquer justificativa”, pontuou o especialista.
O exemplo mais recente em Votuporanga foi dado na última eleição municipal, quando o Podemos destituiu toda a comissão provisória do partido na cidade para garantir a legenda ao então pré-candidato a prefeito, João Garcia.
Os diretórios Os dois partidos com diretórios constituídos em Votuporanga vivem momentos antagônicos. O MDB, comandado por José Antonio de Souza, o Tatai, já declarou apoio à reeleição do prefeito Jorge Seba (PSD), enquanto o PT, dirigido por Guilherme Beraramo Gasques anunciou há poucos dias que será oposição, com a pré-candidatura de Bruno Arena.
PSDB Outro partido que tinha diretório constituído era o PSDB, mas em meio à crise nacional da sigla, inclusive com disputas judiciais, o partido consta como “inativo” no município junto à Justiça Eleitoral, já que a vigência do antigo diretório, comandado pelo deputado Carlão Pignatari, expirou no dia 31 de agosto. De acordo com correligionários, porém, o diretório já foi constituído tendo Heberson Leal, o Carioca, como presidente da legenda. Segundo eles, por algum problema técnico, os dados ainda não foram atualizados pela Justiça Eleitoral.
Provisórios Além dos dois diretórios definitivos, outros sete partidos possuem representatividade em Votuporanga com comissões provisórias, são eles: PL (comandado por Marcello Stringari), Podemos (dirigido por Rose Seba), PP (presidido por Celso Penha), PSD (sob a responsabilidade de César Camargo), PV (liderado por João Alfredo Leite Miranda Botelho), Republicanos (sob a batuta de Fábio Okamoto) e o Solidariedade (que tem como presidente Matheus Rodero).
Todos os demais 21 partidos existentes no Brasil não possuem representação oficial em Votuporanga, conforme os dados da Justiça Eleitoral. Nesta lista de inativos, inclusive, consta partidos como o União Brasil, que tem dois vereadores na Câmara Municipal, o Avante, com uma vereadora eleita, e o Patriota, que tem um representante no Legislativo local.
PARTIDOS ATIVOS EM VOTUPORANGA
PARTIDO
PRESIDENTE
SITUAÇÃO
PT
Guilherme Beraramo Gasques
Diretório definitivo
MDB
José Antonio de Souza, o Tatai
Diretório definitivo
PL
Marcello Stringari
Comissão provisória
Podemos
Rose Seba
Comissão provisória
PP
Celso Penha
Comissão provisória
PSD
César Camargo
Comissão provisória
PV
João Alfredo Leite Miranda Botelho
Comissão provisória
Republicanos
Fábio Okamoto
Comissão provisória
Solidariedade
Matheus Rodero
Comissão provisória
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – dados atualizados até o dia 06/10/2023
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/a-um-ano-das-eleicoes-votuporanga-tem-apenas-dois-partidos-com-diretorios-n77177
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco