Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/agentes-de-saude-percorrem-bairros-da-regiao-norte-em-acao-contra-a-dengue-n77331 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Agentes de Saúde percorrem bairros da região Norte em ação contra a dengue
Os agentes de saúde percorrerão os bairros Pozzobon, Colinas e outras áreas da região Norte da cidade
Depois do primeiro caso de morte por dengue confirmado na região, a Prefeitura de Votuporanga acendeu um alerta e por meio da Vigilância Ambiental irá realizar um novo mutirão de combate à doença, no neste sábado (21). Os agentes de saúde percorrerão os bairros Pozzobon, Colinas e outras áreas da região Norte da cidade.
De acordo com a Administração Municipal, a ação ocorrerá das 7h às 13h e também faz parte do calendário contínuo de atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. O principal objetivo dessa iniciativa é acessar locais de difícil vistoria durante a semana, visando controlar os criadouros do mosquito e eliminar seus focos.
O combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, requer uma união de esforços entre o Poder Público e a população. Além das ações preventivas realizadas ao longo do ano pela Prefeitura, é fundamental que a comunidade também participe, adotando medidas para evitar a proliferação do mosquito, como a limpeza de quintais e terrenos.
As principais medidas de prevenção incluem: manter a caixa d'água bem fechada e realizando limpezas regulares; remover objetos dos quintais que possam acumular água; gerenciar adequadamente o lixo, mantendo materiais recicláveis em sacos fechados e locais cobertos; eliminar pratos sob vasos de plantas ou utilizar pratinhos que ajustem melhor ao vaso.
Ao identificar os sintomas clássicos da Dengue, como febre, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele, é fundamental procurar uma unidade de saúde para obter diagnóstico e tratamento adequados.
Caso de morte na região Na terça-feira (17), Jales confirmou a sua primeira morte relacionada à dengue em 2023. A vítima, um idoso de 62 anos, estava internado na Santa Casa de Jales e veio a óbito no dia 16 de setembro. A confirmação da causa da morte, dengue, foi obtida após a emissão dos resultados de exames, que ocorreu na última segunda-feira (16).
A Secretaria de Saúde de Jales revelou que, em resposta ao caso, foram tomadas medidas imediatas de combate ao avanço da doença na área onde o idoso residia, por meio de ações de bloqueio.
Até a data da confirmação da morte, Jales havia registrado um total de 733 notificações de casos de dengue em 2023, dos quais 48 casos autóctones (quando a infecção ocorre na própria cidade) foram confirmados como positivos, além de 7 casos importados positivos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/agentes-de-saude-percorrem-bairros-da-regiao-norte-em-acao-contra-a-dengue-n77331
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco