As famílias atendidas são dos bairros Matarazzo, Sonho Meu, Estação, Palmeiras I e II; quase 100 crianças e suas famílias são beneficiadas
Fundada em 1942, a Associação Beneficente Caminho de Damasco busca, também, semear a esperança nos corações das famílias atendidas (Fotos: Caminho de Damasco)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Associação Beneficente Caminho de Damasco, uma das chamadas OSC (Organização da Sociedade Civil) de Votuporanga, é uma das entidades mais antigas da cidade. São mais de 80 anos acolhendo famílias votuporanguenses e semeando a esperança nos corações das pessoas.
A instituição foi fundada em 1º de setembro de 1942, é uma OSC sem fins lucrativos e sem fins econômicos, que tem por finalidade atender, defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes, com ações socioassistenciais, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada. Ela é um braço do Centro Espírita Caminho de Damasco.
A entidade fica na zona Sul do município, especificamente em uma área periférica da cidade. As famílias atendidas são dos bairros Matarazzo, Sonho Meu, Estação, Palmeiras I e II, em sua grande maioria em situação de vulnerabilidade e risco social.
Atualmente a Caminho de Damasco atende 90 crianças e adolescentes e suas famílias, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino. Diante do diagnostico realizado anualmente, observa-se que a maioria das famílias atendidas não tem estrutura familiar sólida. Por conta disso, muitas dessas pessoas diminuem suas perspectivas de vida, dignidade e integridade física, psicológica e moral.
Então, para fazer frente às situações de risco, as políticas públicas de assistência social efetivadas na OSC a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Projetos oferta oficinas de Convivência e Participação Social, Música e Canto, Educação Física, Recreação e Intervenção Psicossocial. Contando também com a realização de atendimentos psicossociais e orientação social para acolhida e garantia de direitos dos atendidos. Atualmente, dez funcionários trabalham na instituição.
Além dos serviços ofertados de segunda a sexta-feira, aos domingos, 200 marmitas, leite e alimentos são entregues para 60 famílias cadastradas. “Associação busca proporcionar aporte necessário para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que podem despertar no individuo um potencial transformador, fomentar a capacidade criadora e favorecer o desenvolvimento dos sentimentos de cooperação e solidariedade. Além disso, a entidade é um espaço para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, e possibilita o acesso a direitos como convivência social, cultura, lazer e esporte, alimentação e outros com vistas ao desenvolvimento social e consciência de cidadania”, esclareceu o presidente Aguinaldo Paviani.
Grande alegria
Na opinião do presidente, em um país com tantos desafios, notadamente no que tange à infância, ainda tão maltratada, e as desigualdades sociais que se escancaram, é uma grande alegria colaborar com uma entidade da grandeza da Caminho de Damasco. “Alegria de representar uma instituição cujos valores prezam pela solidariedade e caridade. Junto com o poder público e a ajuda dos colaboradores, a Caminho de Damasco semeia esperança. Sem dúvida, a alegria é o sentimento predominante mediante à felicidade de tantos e tantos que de alguma forma foram e são beneficiados pela instituição”, destacou.
Contatos
A Caminho de Damasco fica na rua Benedito Pereira, 1.874, no bairro Estação. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas por meio do telefone (17) 3422 – 5685, pelo e-mail caminho_de_damasco@hotmail.com ou por meio do site abcdcaminhodedamasco.com.br.
Diretoria
Presidente: Aguinaldo Paviani
Vice-presidente: Suzi Meire Zanco de Moura
Primeiro-secretário: Luiz Paviani
Segunda-secretária: Aparecida Célia Pereira
Tesoureira: Regina Carla Ribeiro
Segunda-tesoureira: Cleudenice de Melo Paixão