Cidade
Associação Beneficente Fonte Viva celebra 35 anos de acolhimento a crianças de Votuporanga
A entidade é mantenedora do Centro de Educação Infantil Fonte Viva, conhecida como “Creche da Dona Margarida”
publicado em 28/10/2023
Acolher crianças com amor e carinho são alguns dos propósitos da “Creche Dona Margarida” (Foto: Fonte Viva)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O mês de outubro é especial para o Associação Beneficente Fonte Viva, que há 35 anos acolhe crianças em sua creche, dando o suporte necessário para que os pais possam trabalhar sabendo que seus filhos estão em boas mãos.
A Associação é um braço do Centro Espírita Fonte Viva, fundado em 22 de outubro de 1987. É uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de Utilidade Pública e mantenedora do Centro de Educação Infantil Fonte Viva, conhecida como “Creche da Dona Margarida”, que foi criada um ano depois da fundação do Centro Espírita.
A creche, que conta com dez funcionários, tem 35 anos trabalhando com o objetivo de promover um trabalho social, atendendo cerca de 50 crianças de 0 a 3 anos de idade em tempo integral de assistência. “Os sentimentos em atuar numa entidade tão importante são de solidariedade e caridade. Poder ajudar na formação e criação das crianças na fase de desenvolvimento, enquanto os pais podem trabalhar, é muito gratificante para nós”, destacou o presidente da instituição, Flávio Augusto de Oliveira.
A fundadora
Depois de aposentada, em 1987, Margarida de Oliveira Moya (in memoriam) e seu esposo Antônio chegaram em Votuporanga dispostos a dar vida a um propósito.
No começo, eram só alguns participantes que deram origem ao grupo Fonte Viva, movidos pelo amor ao próximo e pela necessidade de multiplicá-lo. E quando se fala em gerir, nascer e dar vida, não é à toa, uma vez que sempre foi e será uma casa cuidada e guardada por mulheres.
Da memória de Dona Margarida foi gerado o projeto, que teria nome homenageando outra protagonista desta história: Dona Ciana. Juntas, fizeram com que a luz de um sonho nunca deixasse de ser real a partir daquele dia, e aos poucos, aquela vontade tornava forma em meio a tantos desafios e dificuldades que surgiam.
Os obstáculos na verdade acabavam aumentando a fé na construção real de um lar. Logo, aquele lugar abrigaria crianças dispostas a aprender e a crescer não obstante a quaisquer problemas que enfrentassem fora daquele espaço. O amor ofertado àqueles que o buscavam ali não era a única causa de transformação, mas a principal fonte de todas aquelas que fossem genuinamente boas para serem perpetuadas como virtudes.
Como tudo na vida, nunca foi fácil construir e manter a casa, ainda que a harmonia fosse a mesma de sempre. Foram anos de muito esforço, que exigiram o tempo e o talento dos envolvidos com a causa, fazendo-os parte também daquela construção.
Muitos fatores podem ter colaborado para que a vontade de transportar um projeto de um plano para outro fosse maior que qualquer adversidade, e com certeza, superava tranquilamente porque havia uma relação de confiança e amor pela causa. Dona Margarida faleceu em 2012.
Custeio
Mesmo com ajuda das instituições públicas, os serviços de atenção oferecidos na instituição carecem de mais recursos, por isso continuamente são feitas de pizzas e brechós solidários para angariar fundos.
A “Creche da Dona Margarida” fica na rua Vicente Castrequine, 3.717, no jardim Planalto, zona Sudeste da cidade. Mais informações sobre a entidade e em relação a como fazer doações podem ser obtidas no telefone (17) 99607 – 7665.
Diretoria
Presidente: Flávio Augusto de Oliveira
Vice-presidente: Carlos Roberto Polaquini
Primeira-secretária: Cristiane Aparecida Maffei Faria
Segunda-secretária: Antonia Pereira Cardoso de Oliveira
Primeira-tesoureira: Eliane Lopes
Segundo-tesoureiro: Antônio Carlos Morettin
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/10/associacao-beneficente-fonte-viva-celebra-35-anos-de-acolhimento-a-criancas-de-votuporanga-n77472