Câmara quer instituir o prêmio ‘Mulher Destaque’ e utilizar o legado de Maria Muro Pozzobon para homenagear outras mulheres
Câmara vota a criação do prêmio (Foto: Reprodução)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuproanga.com.br
O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Daniel David (MDB), pautou para a sessão de segunda-feira (16) o projeto de lei que visa instituir no município o prêmio “Mulher Destaque”. A iniciativa busca homenagear as mulheres que se destacam na sociedade votuporanguense e para tal deve ser batizado com o nome da saudosa ex-primeira-dama Maria Muro Pozzobon.
A criação do prêmio se deu por meio de uma indicação da vereadora Jezebel Silva (Podemos). A ideia é homenagear uma mulher por ano, sempre na sessão ordinária que anteceder o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Cada vereador poderá indicar uma votuporanguense que tenha se destacado profissionalmente ou prestado relevantes serviços à comunidade, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania. Os 15 nomes indicados serão apresentados aos membros da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e após escolhido o nome, deverá ser aprovado em Plenário através de Projeto de Decreto Legislativo a ser apresentado pela Mesa Diretora.
A ‘Mulher Destaque’ receberá uma placa da Câmara Municipal durante uma sessão do Legislativo, onde poderão ser desenvolvidas atividades artísticas e culturais que divulguem as conquistas da mulher nos campos políticos, econômico e social, bem como atividades que desenvolvam a compreensão sobre o papel da mulher na sociedade, rompendo preconceitos e ideias estereotipadas, além de ações preventivas sobre a violência dirigida à mulher.
A homenageada
Junto com a homenagem às mulheres que se destacam, também será eternizado o nome de Maria Muro Pozzobon uma mulher que se destacou em Votuporanga no seu tempo. Esposa do saudoso ex-prefeito Mário Pozzobon, ela foi a primeira presidente do Fundo Social do município e deixou um legado de realizações em prol da população carente e das instituições assistenciais.
No período de 1 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000 ela voltou a ocupar a presidência do Fundo Social na gestão do ex-prefeito Atílio Pozzobon Neto, seu filho, e novamente desenvolveu um grande trabalho. Maria Muro Pozzobon faleceu em 5 de janeiro de 2019 e já teve seu nome eternizado junto ao próprio Fundo Social, mas a Câmara quer usar o seu legado também para homenagear outras mulheres que se destacam em Votuporanga.