A programação neste ano, que segue até o próximo dia 21, tem como tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”
As celebrações da Padroeira começam com a Novena hoje e seguem até dia 21 com o encerramento da quermesse (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Catedral de Votuporanga inicia nesta terça-feira (3) as festividades em celebração à padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A programação neste ano, que segue até o próximo dia 21, tem como tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, lembrando-nos que toda vocação vem de Deus e é também missão dada por Ele.
As celebrações da Padroeira começam com a Novena de Nossa Senhora Aparecida e seguem até dia 21 com o encerramento da quermesse, que volta a ser realizada neste ano após a pandemia. A Novena será celebrada com a Santa Missa às 19h na Catedral durante os 9 dias que antecedem o Dia da Padroeira. Os fiéis poderão rezar e agradecer a Nossa Senhora pelas graças e bênçãos alcançadas e pela saúde.
No Dia da Padroeira (12), as celebrações iniciarão às 9h com a Missa pelas Crianças que também celebram o seu dia nesta data. Ao meio-dia será realizada a Santa Missa e Consagração Solene à Nossa Senhora Aparecida, na qual os fiéis poderão consagrar suas vidas à Maria. Ao final do dia, às 18h30 será realizada a Procissão Solene pelas ruas centrais de Votuporanga seguida da Santa Missa às 19h.
A tradicional quermesse será realizada nos sábados 7, 14 e 21 de outubro, a partir das 20h no Centro de Eventos da Catedral. Para doações e informações, entrar em contato com a secretaria paroquial, localizada na rua São Paulo, nº 3577, Centro de Votuporanga ou pelo telefone (17) 3421-6245 ou (17) 98114-4841 ou pelo PIX: 26.803.548/0002-44.
Dom Moacir completa sete anos de ordenação episcopal
Junto com as festividades da padroeira Nossa Senhora Aparecida, no dia 11 de outubro, Dom Moacir Aparecido Freitas, bispo diocesano de Votuporanga, celebra sete anos de sua Ordenação Episcopal. Onze dias após sua ordenação, ele tomou posse como primeiro bispo de Votuporanga
A ordenação foi realizada na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga em 11 de outubro de 2016, e foi presidida, na época, por Dom Paulo Cezar Costa (ordenante principal), então bispo de São Carlos, e teve como ordenantes Dom Airton José dos Santos, então arcebispo de Campinas, e Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto. A Santa Missa também foi concelebrada por outros 11 bispos, quase cem padres e diáconos.
Dom Moacir foi nomeado como 1º bispo de Votuporanga pelo Papa Francisco no dia 20 de julho deste ano e na mesma data, foi criada também a nova diocese de Votuporanga. Ele escolheu como lema episcopal: “Verbum panis factum est”, isto é, “A Palavra se fez pão”.
Ao explicar sobre a frase escolhida disse: “para mim esse mistério da Encarnação se renova em cada Celebração Eucarística, grande expressão do amor de Deus por nós, bem como nos dá a graça para entender e viver a vontade de Deus no meio dos irmãos e irmãs”.