O local será palco de um espetáculo a céu aberto com diversas atrações que contemplam artistas de diversas cidades do estado de São Paulo
O principal objetivo do evento é estimular o uso dos espaços públicos (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O Parque da Cultura de Votuporanga será palco de um espetáculo a céu aberto com o Circuito Sesc de Artes, no domingo (29). O evento, que acontecerá de forma gratuita, promete uma experiência rica e diversificada com atrações de circo, dança, literatura, música e teatro.
O principal objetivo desse evento, promovido pelo Sesc, é estimular o uso dos espaços públicos como locais fundamentais para o convívio social, a troca de experiências e aprendizados. Isso será feito através de espetáculos e oficinas, ampliando o diálogo, respeito e a transformação social por meio da arte.
Votuporanga faz parte do roteiro 4 do Circuito Sesc de Artes e contará com uma ampla variedade de atrações nas categorias: Artes Visuais e Tecnologias, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Estão listados o Coletivo Capoeira para todes, biojoias de shapes de skates, DJ Flávia Santos, Teatro lambe-lambe, Circo da Cuesta e Biblioteca Pé da letra.
Capoeira para todes - Coletivo Capoeira para todes (SP/BA)
Esse coletivo composto por artistas multidisciplinares combina a capoeira com passos do movimento afro-brasileiro e a vogue Femme, uma dança criada por mulheres trans e travestis. A intenção é acolher e desenvolver as potencialidades de pessoas pretas em situação de vulnerabilidade social e LGBQIA+. Um projeto que celebra a diversidade e a inclusão.
Biojoias de shapes de skates - Radamés Góis (SP)
Nas mãos do skatista, artesão e artista plástico Radamés Góis, as pranchas de madeira que normalmente seriam descartadas quando os skates se quebram se transformam em brincos e colares de formatos geométricos. Góis reaproveita os shapes, feitos de lâminas de madeira tingida, para produzir biojoias coloridas e criativas, com um design sustentável. Além disso, sua oficina enfatiza a importância da reciclagem.
DJ Flávia Santos - Discotecagem Mulheres do Brasil (SP)
A DJ Flávia Santos de Araçatuba apresentará mais de duas horas de uma seleção musical que combina diversos estilos e abrange todo o Brasil, de norte a sul. Seu repertório inclui desde a velha guarda de Nilze Carvalho (1980) até a contemporaneidade de MC Tha (2019). Uma experiência musical diversificada e envolvente.
Teatro lambe-lambe - Teatro de Caixeiros (SP)
O teatro lambe-lambe é uma forma única de arte. Com cenas curtas, palco, adereços e bonecos em miniatura, o teatro acontece dentro de uma caixa fechada. De um lado fica o animador, ou caixeiro; do outro, o espectador. O grupo Teatro de Caixeiros, com mais de dez anos de experiência em dramaturgia, traz essa modalidade teatral de origem brasileira para encantar o público.
Circo da Cuesta - Cia Beira Serra (SP)
Nessa atração, os artistas se juntam para mostrar números de malabarismo, acrobacias e ilusionismo, celebrando o teatro, a música e a culinária típica das festas do interior. A Cia Beira Serra promove o encontro das técnicas circenses com a cultura popular caipira, proporcionando uma experiência única.
Biblioteca Pé da letra - Fio da Meada (SP)
O grupo Fio da Meada tem como objetivo incentivar a leitura e despertar a curiosidade pelo mundo das letras. Uma das atividades oferecidas é "Primeiros encontros com um novo amigo", na qual o público é convidado a explorar os livros por meio de suas cores, formas e texturas. Haverá também uma biblioteca itinerante em uma estrutura de bicicleta para que todos possam consultar os títulos disponíveis.